Na noite deste domingo (20), o prefeito do Aracati, Bismarck Maia, falou à população sobre vários pontos pertinentes ao município, dentre eles: vacinação, queda do número de casos de covid-19 e síndromes gripais, obras, universidade pública e a relação com o Colégio Marista.
Uece X Marista
“Uma universidade pública é uma conquista inigualável para a comunidade”, começou o prefeito sobre a diferença que faz para uma cidade ter uma universidade estadual.
Um dos pontos mais comentados nas últimas semanas foi o anúncio da implantação de um campus da Universidade Estadual do Ceará – UECE no município de Aracati, sendo informado que funcionaria no prédio do Colégio Marista.
Neste domingo, o prefeito se pronunciou em live explicando como aconteceu, desde o pedido que fez ao governador para trazer o campus para a Terra dos Bons Ventos, até a questão da instalação, deixando ciente que jamais pensou na ideia de deixar as crianças sem estudo. “Eu dei a dica do Marista. Jamais ninguém imaginou em mudar o prédio”.
Bismarck relembrou de um outro episódio com a escola no ano de 2018, que segundo ele foi chamado para uma reunião onde foi informado que o colégio não manteria mais o vínculo com a prefeitura. Ele disse que entrou na justiça e ganhou a causa. Mas ainda assim construiu a Escola São Marcelino Champagnat para não deixar os alunos sem espaço.
Atualmente, a vinda da UECE causou diversos burburinhos na cidade, onde o prefeito atribuiu grande parte das especulações à politicagem da oposição, que aterrorizou à população alegando que os alunos do Marista não teriam mais aonde estudar.
Na última sexta, o prefeito recebeu o corpo diretivo da UECE para uma visita e hoje ele decretou que a universidade vai se instalar em prédio público da cidade com dois cursos no começo e que deverá funcionar no Colégio Saboia, aonde no momento está em fase de reconstrução, com previsão de entrega para maio.
“Vou utilizar essa área que não é aproveitada, vizinha ao Saboia, que não é edificada, e vamos decretar como de utilidade pública para a implantação da universidade. Um prédio pronto para ser um campus universitário”, disse ele.
E para preservar o afeto que a cidade tem pelo prédio do Colégio Marista, o gestor decidiu que irá tombá-lo como patrimônio histórico, a parte da frente.
Covid-19 e Síndromes gripais
Bismarck começou falando sobre a queda nos casos de Covid-19 e síndromes gripais na última semana, “caíram substancialmente”, enfatizou ele.
O prefeito ainda reconheceu o grande trabalho que vem fazendo o pessoal da saúde ao longo dessa pandemia e chamou atenção para a vacinação, com 95% de vacinados com a primeira dose na população adulta e 49% das crianças.
Obras
O gestor ainda falou das drenagens, destacando que grandes problemas que as ruas ainda enfrentam vêm de anos muito anteriores à sua gestão, mas que está trabalhando para fazer tudo do bom e do melhor para o aracatiense.
Ele destacou que já executou a drenagem da Duque de Caxias (Maguary) até o Hospital Santa Luisa de Marilac, bem como a do Campo São Francisco até o Fórum e que dará continuidade entre o INSS até o Hospital Santa Luísa pela Rua do Comércio.
Bismarck também enfatizou as obras que vem realizando nas comunidades e que muito mais virão.
Ambulâncias
Três novas ambulâncias semi-UTIs foram entregues à Saúde do município, sendo uma para o Resgate. O gestor destacou o feito e sobre como os veículos contribuirão para a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário