Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Manchas de óleo surgem nas praias de Aracati, Fortim e Aquiraz e ativam alerta de danos ambientais


Na tarde desta quarta-feira (26) a Prefeitura do Aracati divulgou em suas plataformas oficiais a descoberta de manchas de óleo nas praias do município. A nota esclarece que o desastre ambiental não tem causa conhecida ainda e que haverá um empenho investigativo para elucidar os fatos.

“De imediato, foi determinado pelo Prefeito a tomada de medidas urgentes para minimizar o problema ambiental e, desta forma, na manhã de hoje (26/01), nossas equipes com representantes da Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente do Aracati – Iquama, Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, da empresa de limpeza – Braslimp, Defesa Civil, Guarda Municipal, partiram para vistoriar os locais e já iniciar os trabalhos de limpeza.” É o que diz a nota da gestão.



Além do apoio da Marinha, a Prefeitura conclama à população voluntária para ajudar nos trabalhos de remoção dos resíduos da praia e para identificar os locais de incidência do óleo. “Juntos passaremos por mais esse desafio e em breve nossas praias estarão completamente limpas novamente”, finaliza a nota.

Nas redes sociais da Prefeitura os usuários relatam manchas pretas nos pés ao tomar banho no mar, mencionam também a dificuldade para limpar o local de contato.



Em conversa com a Fátima do Carmo, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, que está à frente da operação representando o município de Aracati, ela informa primeiramente que não se pode precisar no momento a quantidade de óleo encontrada e recolhida. Menciona ainda que a maior incidência está no Cumbe, mas que o óleo começa a aparecer na parte final de Canoa Quebrada, já nas últimas barracas. A gestora afirma que o óleo chega de forma fragmentada, em formato de “bolas de gude”.

“Nossas equipes vão ficar juntas com a Braslimp e vamos limpar tudo. Estamos pedindo para a população ajudar, os empresários se puderem ajudar, por que para o turismo é muito ruim ficar com as praias sujas. Importante salientar é que, independente da nossa vontade, novamente a gente é prejudicado por conta de um desastre ambiental que a gente não sabe o que é, de onde é, por que veio. Nosso turismo é que acaba ficando prejudicado.” Afirmou Fátima ao Sistema Sinal.

Manchas de óleo atingem Nordeste

Desde o final de agosto de 2021 o litoral do Nordeste vem registrando manchas de óleo que começaram a ser detectadas na Paraíba. No último dia 15 foram registradas incidências de óleo na foz do Rio Jaguaribe, que banha diversas cidades do Vale do Jaguaribe e abastece grandes açudes no Ceará. Na última segunda-feira (3) a cidade de Icapuí foi surpreendida com o mesmo material.

Aracati não foi a única cidade a detectar o material. Informações do jornal OPOVO afirmam terem sido encontrados resíduos de óleo em Fortim, no Canto da Barra e em Aquiraz, na Prainha. Ainda, o CIOPAER ajudará a antecipar outras incidências de óleos nas praias.

Confira vídeo gravado por populares no local.



https://sinalnews.com.br/manchas-de-oleo-surgem-nas-praias-de-aracati-fortim-e-aquiraz-e-ativam-alerta-de-danos-ambientais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário