Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Escassez de chuvas e ventos fortes aumentam queimadas nesta época do ano, diz Corpo de Bombeiros de Aracati


A quantidade de ocorrências de queimadas em vegetação atendidas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará mais que triplicam nesta época do ano. E tudo começa assim: o telefone toca, e já é mais um pedido de ajuda, um chamado para mais uma ocorrência.

O batalhão do Corpo de Bombeiros de Aracati, está localizado às margens da CE 040, conta com 8 bombeiros por plantão e atende toda essa região que incluí os municípios de Aracati, Icapuí, Fortim, Beberibe, Itaiçaba, Morada Nova e Jaguaruana.

Nesta época do ano o aumento de queimadas deve-se à escassez de chuva, à força dos ventos, ao mato seco e ao manejo agrícola inadequado. Um outro fator que se torna combustível são as pontas de cigarros jogadas às margens das rodovias por motoristas, sendo uma das principais causas de incêndios neste período.

Segundo as estatísticas de ocorrências do Corpo de Bombeiros de Aracati, de janeiro a junho deste ano, 54 incêndios em vegetação foram registrados. Tendo o menor número de chamados o mês de maio com apenas 2, e o maior sendo junho com 17.

Já no segundo semestre de 2021, os meses de julho e agosto acumularam 71 chamados atendidos. Só em agosto foram 47, número que se aproxima a todas as ocorrências somadas do primeiro semestre de 2021.

O Tenente Mattos, que está a frente da corporação em Aracati, fala sobre o trabalho que é realizado diariamente. Ele explica que as equipes de plantão estão em alerta 24 horas por dia para atenderem todos os tipos de chamados, o maior número deles sem dúvidas são casos de queimadas em vegetação.

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”.

O comandante então orienta o que você pode fazer se presenciar essa ação.

Como evitar queimadas:

  • Deve-se evitar jogar cigarros ou fósforos às margens de rodovias. Os cigarros são grandes causadores de focos de incêndio, que se espalham rapidamente com o auxílio do vento;
  • Evite queimar folhas e galhos de árvores, pois pequenos focos de fogo produzem tanta fumaça quanto uma grande queimada;
  • Fazer fogueiras em época de estiagem, de maio a outubro, também deve ser evitado;
  • Evitar colocar fogo em terrenos baldios;
  • Ter o cuidado de apagar o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata, causando incêndios;
  • Jamais queime folhas secas ou lixo nos quintais ou meio-fio;
  • Evite soltar balões com fogo.

A população pode informar sobre focos de incêndio, ligando para os telefones do Corpo de Bombeiros (193), da Defesa Civil (199), ou para a Polícia (190) .

https://sinalnews.com.br/escassez-de-chuvas-e-ventos-fortes-aumentam-queimadas-nesta-epoca-do-ano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário