Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Saúde de Jaguaruana deixa estragar mais de 3.300 doses de vacinas contra Covid-19


Nesta terça-feira (28) veio a público um documento dando conta do registro de um boletim de ocorrência relatando a perda de 3.391 doses de vacinas contra a Covid-19 e 182 vacinas contra o HPV da cidade de Jaguaruana, interior do Ceará.

A noticiante, Lívia Dayane, coordenadora da imunização da Secretaria de Saúde, informa em detalhes à polícia como se deu a perda das doses.

De acordo com a servidora, no dia 10 deste mês de setembro, uma sexta-feira, quando uma das funcionárias foi buscar o material para aplicação na população, percebeu que a câmara conservadora estava com temperatura muito alterada e, consequentemente, os imunizantes estavam com temperatura superior à permitida.

Ainda, de acordo com a coordenadora, os freezeres foram conferidos e estavam em pleno funcionamento. Mas após o desligamento, que a funcionária atribui à uma queda de energia, houve o super aquecimento do material que estava acondicionado no equipamento. A hipótese de um desligamento criminoso foi descartada pela denunciante.

O secretário de saúde Naldo Quirino, que foi candidato a vice-prefeito, foi comunicado do fato no dia.

Até está quarta-feira (29), Jaguaruana tinha 19.830 pessoas vacinadas com a primeira dose e 10.075 com a segunda. Com as vacinas perdidas o município certamente ultrapassaria os 20.000 habitantes vacinados com a primeira dose.

Nas redes sociais a Prefeitura atribui o fato a um mal funcionamento dos equipamentos de refrigeração. Confira nota abaixo publicada hoje pela Secretaria de Saúde e enviada ao Sistema Sinal de Comunicação.



População pede respostas

O fato veio a público muito tempo depois e a população de Jaguaruana não se conforma com o que aconteceu. Moradores questionam se pessoas tomaram mesmo assim essas doses e qual destino foi dado aos imunizantes. E mais, as pessoas querem saber por que só divulgaram isso agora. Muitos se dizem envergonhados com a situação.

Crise política

A prefeitura de Jaguaruana está sob o comando do Presidente da Câmara eleito, Elias Oliveira, aliado da chapa derrotada. Novas eleições estão programadas para este ano. A população da cidade quer escolher seu gestor o quanto antes.

https://sinalnews.com.br/saude-de-jaguaruana-deixa-estragar-mais-de-3-300-doses-de-vacinas-contra-covid-19/

Nenhum comentário:

Postar um comentário