Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Prefeitura do Aracati não vai gastar com eventos milionários em plena pandemia


Prefeitura do Aracati não vai gastar “R$ 4,9 milhões em festas para gerar aglomeração em plena pandemia da covid no momento do crescimento do contágio da variante delta.”

É verdade que existe uma licitação pública em andamento para futuros eventos do município, com todo o material necessário para a realização das festividades de final de ano, feira gastronômica, pré-carnaval e carnaval. Mas o que não é explicitado em determinados meios de comunicação é que tais eventos só acontecerão se a situação de pandemia for devidamente controlada, a ponto de ser seguro para todos a realização de tais eventos.

Em entrevista ao Sistema Sinal de Comunicação, no Paço da Liberdade, no último dia 16 de julho, o prefeito Bismarck Maia deixa claro a pretensão de realizar eventos, desde que haja segurança sanitária, sem colocar a vida de ninguém em risco. E não é segredo pra ninguém essa pretensão!

A notícia que se tem divulgado trata da licitação em questão como se a prefeitura e, consequentemente, o prefeito, fossem realizar eventos de forma irresponsável. Em Aracati não se viu nada parecido, nem no período carnavalesco de 2021, quando a prefeitura e a população foram exemplos de controle sanitário e cidadania em prol do bem coletivo.

Ademais, é importante ressaltar que a intenção de fazer eventos em momento oportuno é algo que deve ser planejado com antecedência. Não é possível contratar bons equipamentos às vésperas da festividade, nem tampouco atrações, por isso o ente público se antecipa para reservar datas com artistas e garantir os melhores equipamentos do mercado através de contratos de expectativa, que podem não ser assinados se a situação de saúde não for boa.

Quem não lembra, em outras gestões, de eventos mal estruturados, sem divulgação e com pouco impacto? Isso porque não havia planejamento antecipado. Essa irresponsabilidade ao longo dos anos colocou Aracati em último lugar como destino turístico de festividades.

Por fim, não custa esclarecer que o turismo é a grande fonte de renda deste município litorâneo. Investir em eventos nos quais o aracatiense lucra em poucos dias o suficiente pra se manter o ano todo é sim um investimento que deve ter financiamento público, e Aracati tem feito isso muito bem ao longo dos últimos anos.

Mas não é só Aracati, o “alecrim dourado”, que está se planejando para a retomada dos eventos. Cidades que vivem do turismo estão fazendo isso desde já, a exemplo do Rio de Janeiro, que está programando uma festa para marcar o “fim da pandemia”, assim como o carnaval de 2022.

É preciso responsabilidade na hora de comunicar, pois ao veicular informações tendenciosas com o fito de provocar revolta popular, coloca o comunicador em descrédito, como este que é responsável pela notícia em questão, que vive da promoção de ataques sem fundamento à gestão de Aracati e é financiado pelo medo de políticos que não querem ser esculachados em seus meios de comunicação.

Sobre essa questão, Jéfter Sobreira, apresentador do Panorama Sinal News, da FM 91.1, questionou o Secretário-chefe da Casa Civil, Guilherme Bismarck, que respondeu com o áudio que você confere a seguir.

https://www.facebook.com/502073906485206/posts/6825144244178109/

Nenhum comentário:

Postar um comentário