Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Aracati: Equipe de Saúde da detalhes sobre vacinação conta Covid-19


Hoje o Programa Passando Geral, que vai ao ar sempre de segunda a sexta em todos os canais do Grupo Sinal de Comunicação entrevistou virtualmente a Secretária de Saúde do Município de Aracati Andressa Guedes, que estava acompanhada da sua equipe de saúde. O objetivo da entrevista foi de passar aos aracatienses detalhadamente de como funcionará o esquema de vacinação na cidade.

Segundo a Secretária de Saúde todos os profissionais já estão preparados, devidamente orientados e equipados para vacinar. Inicialmente a vacina deve chegar na próxima quarta-feira (20) para os grupos prioritários, que são os idosos que deverão receber as duas doses da vacina em casa, e os profissionais da área da saúde que receberão o imunizante em seus postos de trabalho.

Ontem (14) por meio de post publicado em suas redes sociais, o Prefeito de Aracati, Bismarck Maia (PTB), destacou que existem 40.000 seringas e agulhas no estoque da Secretaria de Saúde. Além disso, o gestor exalta que estão disponíveis 200 profissionais prontos para atendimento, das mais diversas frentes da Saúde do município: agentes de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe “Melhor em Casa”, CEREST, equipe administrativa e logística.

A enfermeira Adriana Bravo, responsável pelo setor de imunização em Aracati, explicou que essa campanha de vacinação é diferente, cheia de estratégias e que deve ser dividida em quatro etapas conforme a logística e orientação do Ministério da Saúde. Na primeira fase serão imunizados os profissionais da saúde, idosos a partir de 75 anos que vivam em asilos ou instituições a longo prazo e indígenas (não tem em Aracati).

A segunda fase é voltada para o público de 60 a 74 anos. Já a terceira fase, vai imunizar pessoas que tenham comorbidades como por exemplo diabetes, hipertensão, cardiopatia, doenças renais dentre outras. E a quarta fase será voltada as forças de segurança, como promotores, policiais, bombeiros e os demais.

Adriana destacou que todos os idosos devem aguardar as equipes de imunização em seus domicílios. No dia D os profissionais da saúde serão imunizados, e será dada continuidade nas instituições de trabalho. As demais serão feitas conforme orientações do Ministério da Saúde. O cadastro de vacinação no ConecteSUS não é obrigatório, e sim facultativo.

Todas as pessoas que possuem CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), já tem o número do cartão do SUS cadastrado no sistema automaticamente. Vale ressaltar que quem tomar a primeira dose da vacina já vai estar com o reforço, ou seja a segunda dose do imunizante garantido. Cada vacina tem um intervalo diferente da primeira para a segunda dose, isso varia de acordo com cada laboratório.

Ainda segundo a enfermeira, Aracati vai receber três vacinas diferentes, da Fiocruz, a CoronaVac – vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantan e a Pfizer da BioNTech. O setor de imunização conta com duas câmeras refrigeradoras cada uma de 982 litros e cada uma tem capacidade de acoplar 98 mil doses.

A Secretária de saúde destacou que as pessoas devem ficar tranquilas. “A vacina é gratuita e todos serão vacinados no tempo certo seguindo todas as orientações e plano de imunização do Ministério da Saúde”, disse ela.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (14) a prefeitos que a vacinação contra a Covid-19 começará na próxima quarta-feira (20), às 10h. O início da estratégia, no entanto, depende de aprovação das vacinas na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A declaração foi dada em encontro virtual com a Frente Nacional de Prefeitos. Ao todo, cerca de 130 prefeitos participam da reunião.

https://sinalnews.com.br/aracati-equipe-de-saude-da-detalhes-sobre-vacinacao-conta-covid-19/

Nenhum comentário:

Postar um comentário