De olho nos golpes que envolvem as telecomunicações, como as clonagens de chip e de contas de WhatsApp, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou o serviço de consulta de celulares pré-pagos por CPF em todo os estados do Nordeste desde 15 de janeiro. No site, o usuário pode conferir se há outros números de celulares em seu nome, além do que ele já usa.
Participam da iniciativa as operadoras de telecomunicações Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.
A solução foi apresentada pelas empresas no Plano de Ação Setorial e aprovada pela Anatel no âmbito do Projeto Cadastro Pré-Pago. A ferramenta está disponível para os consumidores residentes na Região Norte desde 6 de janeiro. As regiões Sul e Sudeste serão incluídas no dia 22 de janeiro", informou a Anatel.
Caso identifique um número ativo e que não o utilize, o usuário pode entrar em contato com as operadoras e solicitar o cancelamento. De acordo com a Anatel, o procedimento deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada automaticamente (no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana).
Dúvidas
O que é o serviço de consulta de terminais pré-pago?
O que é o serviço de consulta de terminais pré-pago?
- Esta é uma iniciativa das empresas do Setor de Telecomunicações para que os usuários possam, através do seu CPF, consultar se possuem linhas pré-pagas ativas cadastradas nas Prestadoras Participantes.
Quais são as Prestadoras participantes?
- Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.
Como faço para consultar se possuo linha pré-paga ativa em alguma Prestadora?
- Não. O resultado trará apenas a relação de Prestadora(s) com linhas pré-pagas ativas para o CPF consultado.
Caso não possua linhas pré-pagas ativas, aparecerá algum resultado?
- Aparecerá no resultado da consulta a mensagem de que o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras Participantes (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo).
Como fazer para entrar em contato com a minha Prestadora?
- Na tela "Contato" do website você terá a relação de todas as Prestadoras Participantes e o link de acesso para cada uma.
Fiz a portabilidade do meu número de telefone, porém no resultado da consulta ainda aparece como tendo linha pré-paga na Prestadora anterior. Como devo proceder?
- As informações das linhas pré-pagas ativas nas Prestadoras são atualizadas a cada 30 dias, caso já tenha excedido esse prazo, você poderá ir na tela "Contato" do website e clicar no link de acesso da sua Prestadora para obter mais informações.
Após consultar meu CPF nesse site, cancelei meu Pré-pago na Prestadora, porém no resultado da consulta ainda aparece como tendo linha pré-paga ativa na Prestadora. Como devo proceder?
- As informações das linhas pré-pagas ativas nas Prestadoras são atualizadas a cada 30 dias, caso já tenha excedido esse prazo, você poderá ir na tela "Contato" do website e clicar no link de acesso da sua Prestadora para obter mais informações.
O resultado da minha pesquisa mostrou que existem algumas linhas pré-pagas cadastradas/habilitadas no meu CPF, as quais eu desconheço. O que devo fazer?
- Você deve entrar em contato com a Prestadora indicada na resposta da consulta e solicitar o cancelamento das linhas pré-pagas habilitadas no seu CPF.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/online/celular-pre-pago-consulta-por-cpf-ja-esta-disponivel-1.2199639
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