Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Aeroporto de Aracati recebe certificação para expandir operações de transporte aéreo

Aeroporto Regional de Canoa Quebrada (Dragão do Mar), em Aracati,  recebeu certificação definitiva emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no âmbito da aviação comercial.



Nesse sentido, o equipamento poderá manter a regularidade dos voos e expandir da a capacidade que tem para dar suporte às operações de transporte aéreo.  O Certificado Operacional de Aeroporto foi concedido através da Portaria Nº. 3.971/SIA, de 27 de dezembro de 2019.

Com as condições exigidas atestadas pela agência, o equipamento firma a autorização para contar com voos da aviação comercial. A pista tem 1.800 metros de comprimento por 30 metros de largura, o que permite a operação de aeronaves como o Boeing 737-700 – com capacidade para até 138 passageiros – e o Embraer-195 – até 118 passageiros.

“O processo de certificação dos aeroportos normalmente tem duas grandes fases. A primeira é uma inspeção inicial para a certificação provisória, que foi feita em 2018, envolvia basicamente a avaliação de infraestrutura e permitiu o início dos voos da aviação regular no local. A segunda fase, que ocorreu em novembro do ano passado, foi referente à certificação definitiva e observou processos rotineiros de condução das operações”, explica o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da Superintendência de Obras Públicas SOP), Claudio Sampaio.

O terminal tem capacidade para até 200 mil passageiros por ano. Atualmente, a Azul Linhas Aéreas realiza três frequências semanais para Aracati através de Recife, com avião ATR-72 para até 70 pessoas.

No fim de fevereiro, começam os voos realizados pela TwoFlex em parceria com a GOL Linhas Aéreas, o que aumenta a projeção do fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracati. Ainda em novembro, o balanço de movimentação apontava 4.510 embarques ou desembarques.

https://www.focus.jor.br/aeroporto-de-aracati-recebe-certificacao-para-expandir-operacoes-de-transporte-aereo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário