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quinta-feira, 23 de maio de 2019

Selo de Qualidade tem crescimento no número de inscritos

Programa Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae registrou este ano um total de 206 empresas inscritas dos ramos de alimentação fora do lar, hospedagem e eventos. Isso representa um crescimento de 22% em relação à edição do ano passado. Os números refletem o reconhecimento dos empresários quanto ao papel desempenhado pelo programa na melhoria do padrão de qualidade dos produtos e serviços das empresas do setor de turismo do Ceará, ao longo dos últimos 20 anos.


Em 2018, 169 empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares, barracas de praia e empresas organizadoras de eventos cearenses se inscreveram para participar do Selo de Qualidade em Serviços. Deste total, 140 conseguiram obter a certificação pela excelência na prestação dos serviços.


Na edição deste ano, o maior número de empresas inscritas é da capital cearense. São 71 empresas no total, sendo 43 na categoria alimentação fora do lar, 15 meios de hospedagem, 9 empresas organizadoras de eventos e 4 montadoras de eventos. Em seguida aparecem os territórios dos escritórios do Sebrae nas regiões Norte e do Cariri, com 25 empresas inscritas em cada uma. A região da Ibiapaba aparece logo em seguida, com 17 inscritas.
região do Sertão Central conta com 15 empresas participantes este ano. Os regionais Metropolitano, Itapipoca e Litoral Leste tiveram 10 empresas inscritas em cada um. Já o escritório do Sebrae no Maciço de Baturité conta este ano com 8 participantes, seguido dos escritórios no Centro Sul e Jaguaribe, com 6 em cada, e do regional Crateús, com 3 empresas inscritas.
Certificação
Selo de Qualidade em Serviços funciona como um processo educativo para empreendedores e funcionários das empresas, no qual durante o ano consultores especializados e credenciados ao Sebrae realizam visitas técnicas na empresa participante.
Nestas visitas, são avaliados mais de 200 itens relacionados ao funcionamento dos estabelecimentos, como o estado das instalações físicas, atendimento às normas de segurança, armazenamento e manipulação de alimentos, destino dos resíduos, boas práticas de atendimento, treinamento de funcionários, entre outros quesitos.
Durante o processo do Selo, as empresas recebem relatórios com sugestão de melhorias, e cada empresa participante também tem direito a capacitar dois colaboradores como auditor interno da qualidade, de forma a manter a excelência nos produtos e serviços da empresa. Além disso, as empresas que conseguirem cumprir mais de 80% dos requisitos em cada item avaliado poderão ser agraciadas com o Selo de Qualidade e participar da solenidade de entrega da certificação que é realizada sempre no mês de dezembro de cada ano.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/online/selo-de-qualidade-tem-crescimento-no-numero-de-inscritos-1.2101833

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