Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2018

Smartphone é o melhor amigo para 50% dos brasileiros, segundo levantamento

Reunindo dados de diversos estudos nacionais e internacionais, a agência de transformação digital Today fez um levantamento sobre o uso e a cultura dos smartphones para os brasileiros, com o intuito de analisar este fenômeno com a complexidade, profundidade e abrangência que ele demanda. E o estudo trouxe númer3os bem interessantes.


Dentre diversos dados impressionantes, destacam-se, por exemplo, que metade dos jovens considera hoje o aparelho seu melhor amigo. Ao mesmo tempo que outros usuários já percebem algum nível de dependência desenvolvido pelo uso do aparelho e começam a se preocupar em restringir seu uso. Adilson Batista, sócio-fundador e diretor de estratégia da Today diz que, “neste exato momento, pelo menos três quartos da população estão com um em mão e não é apenas para fazer uma ligação. Eles podem estar lendo e-mails, acessando a Internet, fazendo uso do GPS, trocando uma mensagem por aplicativos de conversa ou SMS. A população tem acesso ao mundo através de um toque”, sintetiza.

Chamada de Nomofobia, a dependência de celulares causa sintomas similares e presentes nos dependentes de drogas: fissura, abstinência e perda de controle. O distúrbio tem acometido não só os jovens, principal grupo com adeptos do uso intensivo, os chamados hard users, como também pessoas com mais de 60 anos, que desenvolvem uma conexão afetiva com o equipamento ou as possibilidades nele.


Outro destaque é o crescimento do percentual de usuários que utilizam seus smartphones como suporte para o consumo, numa revolução da relação entre marcas, produtos e consumidores. “Hoje 41% dos usuários já realizaram compras por dispositivos móveis. Há 5 anos este percentual era de 15%. Mais do que somente comprar, os smartphones deram origem a um novo tipo de consumo. 96% pesquisam online antes mesmo que façam a compra em uma loja física. Isso é muito representativo”, demonstra Adilson Batista.

Pesquisa da consultoria Provokers comprova a mudança radical. Segundo o estudo, 93% checam se podem comprar online para não terem que ir a uma loja física, 72% já compraram online em uma loja que nunca estiveram pessoalmente. Outra prova que o consumo online tem benefícios reconhecidos e aprovados pelos consumidores, é que 66% já compraram online e retiraram na loja física.

A próxima revolução é através do software

Realidade Virtual, Inteligência das Coisas, Inteligência Artificial e Blockchain estão entre as ferramentas que irão facilitar a vida dos usuários de smartphones e deixa-los mais eficientes para o desenvolvimento de tarefas profissionais e pessoais. Por isso, os softwares são os responsáveis pela revolução que ocorrerá com os aparelhos e aumento da representatividade deles na vida das pessoas.
Aumento de memória e capacidade de processamento, baterias eficientes e material inquebrável é parte das melhorias que as empresas desenvolvem para os hardwares e, que em um futuro próximo perderão para eles na corrida das prioridades de consumo, segundo conclusão da desk research realizada pela agência de Transformação Digital Today sobre o fenômeno dos smartphones no Brasil.

Segundo Adilson Batista, memória, bateria e material são preocupações secundárias. A tendência de consumo está ligada no que há de mais moderno para agilizar e melhorar o cotidiano das pessoas e a comunicação delas. “A tecnologia trouxe a incrível pulverização dos canais de comunicação e as marcas mais atentas e menos resistentes às mudanças escreverão os novos “pulos do gato”. Os smartphones já têm uma representatividade maior que o computador. Segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas, até o final de 2017, o Brasil registrou um smartphone por habitante em uso, enquanto existe quatro computadores também em uso para cada cinco habitantes e, a instituição considera como computador notebooks, tablets e desktops.

Com essa crescente do smartphone, os apps, ou softwares estão cada vez mais populares pela facilidade de testar seu uso e da interação. A Today levantou durante a pesquisa que são cinco as categorias de aplicativos no celular do brasileiro: de mensagens, bancos, comando de voz, streaming para vídeo e música, marketplace e utilitários. Assim, o que o brasileiro mais faz no seu aparelho é:

  • 23% – acessam mapas e tráfego;
  • 25% – checam notícias;
  • 60% – usam aplicativos de música;
  • 79% – dedicam-se aos jogos;
  • 64% – postam fotos ou vídeos.
Pensando em comunicação entre pessoas, o líder de usabilidade é o WhatsApp, onde 97% da população troca mensagens pelo aplicativo. Enquanto que 82% acessam e-mails e 80% o utilizam para chamadas de voz. Apenas 38% fazem chamadas de vídeo.
A agência ratifica que também são pensadas maneiras de melhorar a experiência de cada usuário e elas vão surgindo a todo momento:
  • Realidade Virtual – Ou vida 3D é criar uma experiência para o usuário de sensação de presença em um ambiente que não é o real. De forma virtual, ele usa essa tecnologia para inibe todo o seu sistema para introduzi-lo em um jogo, uma visita a um museu ou até mesmo para fazer algum tipo de treinamento. Um dos projetos mais competentes na área e que dá acesso ao público, é o PlayStation VR, da Sony, onde é possível a imersão total do indivíduo dentro de um ambiente de jogo, tanto visual como auditivo, e interagir em um ambiente 360.

Converse com um público específico

Hoje, uma equipe de TV pode ser formada pelo repórter e seu smartphone, sem a necessidade de um câmera, auxiliares de som e luz para produzir conteúdo para o telejornal local ou até mesmo coberturas de conflitos em qualquer parte do mundo, compradas pelas grandes redes, mas que também estão em plataformas como Youtube.

O brasileiro consome muita informação. Em seu levantamento, a Today verificou que na pesquisa de 2017 do Global Mobile Consumer Survey, mais de dois terços da população assiste vídeos em aplicativos de mensagem instantânea ou no Youtube pelo menos uma vez por dia. E, mais da metade das pessoas acompanham vídeos ao vivo pela plataforma e também nas redes sociais diariamente.

O smartphone passou a mudar o cenário mundial da produção de conteúdo para comunicação. A Today também levantou que em 2020, os vídeos representarão 82% de todo o tráfego realizado pelos consumidores. Adilson coloca que a grande razão para isso é que a maior parte do público assimila melhor a informação (notícias, acadêmicas, entretenimento ou propaganda) por vídeo do que outra maneira.

Possibilita um aumento no número de criadores de conteúdo. Eles não são generalistas, buscam públicos específicos e apresentam temas de interesse desse nicho da população.

O conteúdo específico trouxe os digital influencers, sejam eles macro ou micro, têm como desafio produzir bom conteúdo para garantir o interesse do público e de empresas e marcas que queiram ser divulgadas não apenas da maneira tradicional. Com o seu crescimento e estabilidade nas redes sociais passam também a movimentar uma quantidade significativa de dinheiro através de seu smartphone e uma boa conexão de internet.

Das finanças aos boletos

O uso contínuo dos smartphones pelos brasileiros também geram impacto no setor financeiro e no varejo, segundo levantamento da agência Today. As pessoas realizam ações de compras: pesquisam produtos e serviços, mas nem sempre compram por ali. Como o aparelho é utilizado:
  • 46% checam seu saldo bancário, enquanto 31% realizam outras transações;
  • 56% pesquisam produtos e serviços e também navegam por lojas e apps de compras;
  • 41% já fizeram algum tipo de compra pelo smartphone, sendo que 74% compraram bens físicos;
  • 18% utilizam aplicativos para pagar táxi, enquanto 3% pagam por um produto ou serviço em espaço físico.
http://blogs.diariodonordeste.com.br/narede/smartphone/smartphone-e-o-melhor-amigo-para-50-dos-brasileiros-segundo-levantamento/9080

Nenhum comentário:

Postar um comentário