Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Vacinação atinge só 40% da meta

Brasília. Cerca de 4,5 milhões de crianças já foram vacinadas desde o início deste mês contra sarampo e poliomielite, aponta novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Apesar do avanço nos índices, o total ainda equivale a apenas 40% do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra as duas doenças, iniciada no dia 6.

O objetivo é vacinar, até o próximo dia 31 deste mês, 11 milhões de crianças de um ano a menores de cinco anos -inclusive aquelas que estão com a carteirinha de vacinação em dia.
O balanço engloba dados enviados pelos municípios até as 15h30 deste sábado (18), quando ocorreu o chamado "dia D" de mobilização contra a doença.
Mais de 36 mil postos de saúde ficaram abertos durante o dia em horário estendido, das 8h às 17h. A avaliação entre membros do governo ouvidos pela reportagem, porém, é que a adesão à campanha ainda está abaixo do esperado. Em algumas capitais, vários postos ficaram vazios ou com poucas filas. Só para o dia D, por exemplo, a expectativa do governo era atingir ao menos 60% do público-alvo. Novo levantamento deve ser divulgado ao longo da semana.
São Paulo
Em São Paulo, levantamento da secretaria estadual de saúde aponta que já foram vacinadas 1,1 milhão de crianças contra sarampo e poliomielite, ou cerca de 50% do público-alvo. Até sexta-feira, esse índice era de 40%.
O objetivo é reforçar a imunização e criar uma barreira de proteção contra o sarampo, doença que registra avanço no País. Desde fevereiro, já foram confirmados 1.237 casos. Outros 5.731 ainda estão em investigação. A maioria ocorreu em Roraima e Amazonas, estados que registram surtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário