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quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Preço de presentes para os pais varia até 850%

Com grande fluxo de venda de produtos e serviços, o Dia dos Pais é mais uma data esperada pelo comércio na expectativa de faturar mais. Quem vai adquirir um produto ou serviço para presentear deve estar atento às opções e condições de compra para evitar dor de cabeça. Pensando nisso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou ontem pesquisa de preços na qual é constatada diferença de até 850% no preço de um mesmo item em estabelecimentos diferentes. Além disso, a instituição alerta para os direitos do cliente na hora da compra.

É o caso do serviço de pigmentação de barba, que é ofertado por valores entre R$ 10 e R$ 95. Os presentes relacionados à barbearia são os que apresentam, dentro da pesquisa, a maior discrepância de preços. Para o design de sobrancelhas masculinos, foram observados valores entre R$ 5 e R$ 25, variação de 400%. No tradicional corte e barba, foram constatados valores entre R$ 30 e R$ 145 (383,33%). Ainda entre os serviços, fazer a barba no estabelecimento mais barato visitado pelo Procon pode resultar em economia de 333,3%, com preços variando entre R$ 15 e R$ 65.
O tratamento capilar masculino e o corte também estão entre os produtos com variação de preços mais expressivas, segundo o Procon, com diferenças de 316,67% e de 300%, respectivamente. A selagem capilar apresentou variação de 66,67%.
Problemas
Em seguida, aparecem os produtos: o Grill da marca Mondial foi visto a R$ 59,90 no estabelecimento mais barato a R$ 99,90 no mais caro, variação de 66,78%. Também apresentaram variações expressivas a Smart TV 43 polegadas da LG (62,54%) e o smartphone da marca Asus (55,22%).
Caso o consumidor constate a problemas na prestação de algum serviço ou na oferta de um produto, ele poderá denunciar ao Procon por meio do aplicativo "Procon Fortaleza" ou no site www.Fortaleza.Ce.Gov.Br. A diretora da entidade, Cláudia Santos, destaca que as denúncias poderão ser realizadas pelo site ou app em qualquer horário e que o consumidor pode enviar fotos ou vídeos para comprovar a irregularidade.
"Em casos de publicidade enganosa, se o consumidor nos envia uma foto e nela é possível constatar claramente que houve ação de má fé, não é necessário abrir diligência para apurar a situação", explica a diretora do Procon Fortaleza.
Troca e devolução
Ela destaca que entre os principais problemas enfrentados está a dificuldade na troca de um produto. Para evitar desconfortos, Cláudia destaca que o cliente deve perguntar, no momento da compra, se a loja troca o produto por qualquer motivo, como cor ou tamanho.
"É importante lembrar que as empresas não são obrigadas a trocar um produto por razões como insatisfação com o modelo, cor ou tamanho. Para evitar problemas, o cliente deve perguntar e, caso a empresa prometa a troca, ele deve exigir a garantia de troca por escrito", diz a diretora do Procon. Já em caso de avarias no produto, a empresa tem a obrigação de tomar uma providência, que pode ser a troca do item por outro sem defeitos, abatimento do valor da peça ou devolução do dinheiro.
Além do problema com as trocas após o Dia dos Pais, ela destaca que os produtos em liquidação devem ser vendidos com as mesmas garantias de um produto que não está sendo promocionado previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). "Muitas lojas alegam que os produtos de liquidação não podem ser trocados em nenhuma hipótese, mas o consumidor pode exigir a troca de um item comprado em liquidação, caso ele esteja com algum defeito".
Nas compras pela internet, telefone ou catálogo, existe ainda o "direito de arrependimento", sem que apresente qualquer motivo de defeito ou vício do produto. O prazo para devolução é de sete dias, a contar da data de recebimento. Para isso, basta devolver o produto preservando as características originais e pedir o dinheiro de volta, inclusive com despesas de frete.

Pesquisa do Dia dos Pais

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