Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Agentes Comunitários de Saúde do Aracati contribuindo com a Busca Ativa Escolar

A reunião dos Agentes Comunitários de Saúde realizada na manhã desta sexta-feira (10), no Pão de Santo Antônio, contou com a presença da Articuladora do Selo Unicef do Município, Andrea Pessoa, que destacou a importância destes profissionais na contribuição da Busca Ativa Escolar. 


O que é a Busca Ativa Escolar?

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes de quatro a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. 

A Busca Ativa Escolar faz parte dos indicadores sociais para validação Selo Unicef no município. "A nossa ideia em vir conversar com vocês é nos alinharmos enquanto profissionais. A Busca Ativa Escolar é responsabilidade inicialmente da Educação, mas contamos com a parceria de outros profissionais como visitadores, cadastradores, assistentes sociais que estão vinculados a outras secretarias, que estão à campo no dia a dia e irão contribuir enquanto profissionais e cidadãos para a identificação destas crianças e registro no formulário de alerta", destacou Andrea Pessoa, Articuladora Municipal do Selo Unicef.

Agentes Comunitários de Saúde

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde. O profissional trabalha 40 horas semanais e dentro de suas atribuições estão as visitas mensais nas famílias em cada região demográfica delimitada, chamada micro área. O Ministério da Saúde determina que cada agente acompanhe cerca de 750 pessoas, realizando visitas mensais nessas famílias. 

Para Alberto da Silva Pereira, Agente Comunitário da microrregião do Tabuleiro, quem ganha com esta parceria são as crianças e adolescentes do município: "Toda parceria é necessária para se executar um trabalho de qualidade. Nós temos que abraçar com todo amor e procurar o melhor para os nossos jovens que são o futuro do nosso amanhã", afirmou.

"Vamos tentar trabalhar da melhor forma e ajudar o município a conseguirmos trazer o Selo Unicef. Se depender de mim, estarei abraçando esta causa", ressaltou Francisca Maria Ribeiro, presidente da Associação dos Agentes de Saúde do Município.

"Esta parceria com os Agentes Comunitários de Saúde é fundamental porque eles perpassam por todas as áreas do município, desde a assistência social até o esporte. O Agente de Saúde consegue identificar em suas visitas se aquela criança ou adolescente está fora da escola, então, nesse momento, a nossa parceria é muito importante", comentou Aurilene Batista, Coordenadora dos Agentes de Saúde.


COPILADO DA ASCOM ARACATI

BY SIMONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário