Chega ao fim mais uma edição do Sana Fest. Neste ano, o evento, que fomenta a cultura geek e pop asiática, comemora 18 anos de atuação na Capital cearense. Durante três dias, atrações pop nacionais e internacionais estiveram presentes no Centro de Eventos do Ceará para fazer a animação do público.
Abrindo cada vez mais espaço para outras culturas além da asiática, a programação desse domingo (28) contou com um bate-papo com os dubladores de personagens do famoso seriado mexicano "Chaves": Cecília Lemes e Gustavo Berriel.
Para Igor Lucena, diretor do evento, é natural que essa fusão ocorra já que os interesses dos frequentadores vão se tornando cada vez mais diversificados. "Esse é um ponto principal do Sana que é a gente conseguir reunir diversas culturas, que às vezes parecem muito diferentes, mas para esse tipo de público são muito complementares", explica.
Programação
Em coletiva, os dubladores relembraram como tudo começou e sobre como lidam com a marca registrada na voz deles. "É muito gratificante. Eu percebo que as pessoas que vêm falar comigo relembram personagens marcantes da infância", revela Cecília, dona da voz de Chiquinha na versão brasileira da série.
"É fantástico poder participar de um programa que eu cresci assistindo e me tornei fã", conta Gustavo, que além de dar vida às vozes de Sr. Barriga, Nhonho e Jaiminho, participou de Game of Thrones como Robb Stark e de novelas mexicanas.
Pressão
Os dubladores destacaram ainda sobre a dificuldade de chegar à voz das personalidades com o passar do tempo, já que a voz envelhece também. Gustavo conta que existe pressão para que eles consigam o resultado.
Outro destaque do dia foi o show da turnê de 15 anos da banda japonesa Flow. As músicas do grupo ficaram conhecidas por integrar a trilha sonora de vários animes, como Naruto, Code Geass, Dragon Ball e outros.
Destacando-se nos desenhos japoneses, o grupo conta que leem os mangás - quadrinhos que podem originar os animes - antes de produzirem as músicas e, a partir da história deles, é que as composições nascem.
Com isso, vem a adaptação para o cenário musical de cada época durante todos esses anos de carreira. O quinteto afirma que o som da banda vai acompanhando o avanço dos roteiros de cada série.
Além dos shows e bate-papos, o festival reuniu diversos stands de universidades e cursos, bem como lojinhas. "Além da parte do entretenimento, nos preocupamos em trazer a parte educacional que a gente está fazendo, em parceria com as faculdades, voltada para o desenvolvimento de jogos e na área do empreendedorismo apresentado cases dessa seara", afirma Igor.
Além de ser uma atração cultural, o Sana Fest fomenta e valoriza os produtores locais, com palestras de desenvolvedores de jogos cearenses e espaços com alguns dos cursos ofertados na área pela cidade.
Competições
Presentes em outras edições do evento, os campeonatos de jogos como Hearthstone, Dragon Ball Fighter Z e Street Fighter V fizeram a diversão dos amantes de games.
Já para quem faz cosplay, o concurso nacional Cosplay Insana reuniu os competidores nas categorias Anime, Personagens de Mangás, Comics, Desenho Animado, Game, RPG, Filmes, Séries e Tokusatsu. O primeiro lugar conquistou uma viagem para a Universal Studios, em Orlando, nos EUA, o segundo foi premiado com R$600 e o terceiro com R$400.
Nem mesmo os ataques aos ônibus registrados desde a sexta-feira (27) desanimaram os amantes da cultura geek. No domingo, o público encheu mais uma vez o Centro de Eventos.
Já do lado de fora, a locomoção dificultada nos dois primeiros dias do evento não se repetiu e os ônibus estavam em funcionamento normalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário