Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2018

PREFEITURA PROMOVE AÇÃO DE LIMPEZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DA BEIRADA

A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com o Comitê de Combate ao mosquito Aedes Aegypti e Secretaria de Turismo e Cultura, realizou uma ação conjunta de conscientização, mobilização e limpeza nas dunas da comunidade da Beirada, próximo à praia de Canoa Quebrada.


Mutirão realizado na manhã desta segunda-feira (16) nas dunas da comunidade da Beirada mobiliza moradores e donos de barracas da região
A ação, realizada na manhã desta segunda-feira (16), além da limpeza do local, teve com foco na conscientização quanto ao descarte correto de resíduos sólidos dos moradores e dos barraqueiros da região. O objetivo do trabalho é reverter o impacto negativo do descarte de lixo em local inapropriado, informando e incentivando a prática de separação do lixo, servindo também de exemplo aos turistas que visitam a região.
Nesta terça-feira (17), às 10h, a Secretaria do Meio Ambiente volta ao local e promove uma reunião de conscientização com barraqueiros da comunidade da Beirada com o propósito de ensinar técnicas de separação de lixo, alertar sobre os problemas causados pelo não uso da coleta seletiva, sobre a contaminação do solo e os benefícios do descarte correto para a saúde da comunidade, bem como para o turismo local.
Sistema de Coleta Seletiva de lixo
O sistema de coleta seletiva gera impactos positivos em diversas esferas – econômica, turística, social e na saúde da comunidade.
Na esfera econômica, a comunidade é beneficiada com a venda e reciclagem do material separado. “Vamos ensinar os donos de barracas a separar os resíduos sólidos e a vender estes resíduos às empresas de reciclagem. Todos estes resíduos são vendáveis, contribuindo com a geração de renda do local”, ressaltou Juliano Pessoa, Secretário do Meio Ambiente.
A saúde da comunidade é afetada positivamente com a coleta seletiva de lixo. Muitas doenças e contaminações do solo podem ser evitadas com o descarte correto, evitando a propagação do mosquito Aedes Aegypti, leptospirose e muitas outras infecções causadas pelo chorume.
Lembrando que a localidade da Beirada é rica em belezas naturais, sendo um verdadeiro cartão postal do município. Para o Secretário do Meio Ambiente, Juliano Pessoa, os turistas levarão para casa um grande exemplo de educação ambiental e sustentabilidade: “O sistema de coleta serve de exemplo também para o turista, que ao fazer a trilha do buggy e visitar as barracas, conhecerá nosso sistema e, desta forma, irá conscientizar-se antes de jogar seu resíduo fora da lata de lixo”, ressaltou Juliano Pessoa, Secretário do Meio Ambiente.

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário