Rio de Janeiro. Começa nesta segunda-feira o pagamento dos recursos do PIS/Pasep, sem limite de idade, para pessoas que trabalharam entre 1971 e 4 de outubro de 1988. O cronograma de saques foi dividido em duas etapas: a primeira vai até o dia 29 de junho; e a segunda, de 8 de agosto a 28 de setembro. O intervalo é consequência do reajuste dessas contas, que acontece em julho. Segundo o Ministério do Planejamento, incluindo as flexibilizações realizadas para ampliar o saque desde o ano passado, há potencial para injetar R$ 39,3 bilhões na economia.
O governo acredita que os brasileiros que terão acesso a esses recursos poderão colocar em dia suas contas em atraso e voltar a consumir. O impacto na economia, contudo, deverá ser menor que o obtido com o saque do FGTS, no ano passado.
Depósito automático
Cotistas da Caixa Econômica Federal e do Branco do Brasil terão o depósito feito automaticamente. Nos demais bancos, os correntistas devem procurar suas agências para fazer o saque. Na Caixa, os cotistas entre 57 e 59 anos poderão sacar o dinheiro na primeira etapa, até o próximo dia 29. Se não o fizerem, a retirada pode ser feita até 28 de setembro. Na segunda etapa, será feito o depósito para clientes de todas as idades que têm conta no banco. Depois, de 14 de agosto a 28 de setembro, a Caixa Econômica vai atender os beneficiários de todas as idades em suas agências. O Banco do Brasil também inicia nesta segunda-feira o pagamento das cotas do Pasep aos servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988.
Os cotistas com idade a partir de 57 anos poderão sacar o dinheiro diretamente nas agências até 29 de junho. Em agosto, começam os pagamentos para os demais. Para cotistas com mais de 60 anos, o saque já é permitido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário