Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2018

ARACATI SEDIA CURSO DA DEFESA CIVIL ESTADUAL

Termina hoje (09), o curso de “Capacitação de Integrantes do Sistema Nacional de Proteção da Defesa Civil para o Fortalecimento desse Sistema”, iniciado no último dia 05 de março. A iniciativa é da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com apoio da Prefeitura do Aracati. A capacitação é dividida em cinco módulos e em Aracati, já foram realizadas as duas primeiras partes, no final de 2017, que trataram de Noções Gerais na Gestão de Riscos de Desastres e Plano de Contingência. Agora, os alunos participaram de mais uma semana, dedicada aos módulos três e quatro: eles são sobre Resposta e Reconstrução. As aulas são práticas e teóricas e ocorrem no Teatro Hélio Santos localizado na Rua Coronel Alexanzito (Rua Grande).

O curso é destinado aos Agentes da Defesa Civil dos municípios da região do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe, profissionais das secretarias que compõe as prefeituras, pessoas que participam de Organizações Não Governamentais (ONG) e demais interessados. A seleção foi feita através de preenchimento de formulário no site da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (www.defesacivil.ce.gov.br). Inicialmente as vagas foram destinadas para coordenadores e agentes dos órgãos de proteção a Defesa Civil, mas quando há sobra, são ligadas as demais pessoas e o resultado é divulgado no próprio site.  Lembrando que as prefeituras também são convidadas a inscrever os responsáveis pelo setor em seus municípios. A execução da formação ficou por conta da Coordenadoria de Defesa Civil de cada estado em parceria com as prefeituras.
No módulo três são abordadas as ações de proteção da defesa civil que compõe a resposta aos desastres: Socorro e Assistência à População Afetada, Restabelecimento dos Serviços Essenciais. O quarto módulo fala da Reconstrução e como pode ser realizada a recuperação de uma área afetada e sua infraestrutura.

As aulas são ministradas pelo Capitão Aluízio Freitas do Corpo de Bombeiros
O objetivo é fazer os participantes entenderem como deve ser organizada a resposta e a reconstrução em crises, como deve ser declarada uma situação de emergência, qual apoio deve ser dado à população nesses momentos, como solicitar recursos do Governo do Estado e da Federação e como gerir e prestar contas dos recursos. “É um curso voltado para a gestão em situações de desastre. Os alunos realizam exercícios que simulam situações de emergência, preenchimento de formulários, solicitação de recursos. A carga horária é de 40 h/a e é passado um livro que trás amplo conhecimento, com todo conteúdo e uma apostila que contém os exercícios que são feitos durante toda a semana”, explicou o Capitão Aluízio Freitas do Corpo de Bombeiros e responsável pelas aulas. Ao final, é emitido um certificado para os participantes. A idealização da capacitação é da Defesa Civil Nacional, ou seja, ela segue um padrão nacional para que todos os municípios do país tenham uma mesma doutrina e estejam alinhados.

O Secretário Municipal de Segurança Cidadã e Ordem Pública, Coronel Werisleike Matias e a Coordenadora da Defesa Civil de Aracati, Gerlande Oliveira.
O Secretário Municipal de Segurança Cidadã e Ordem Pública, Coronel Werisleike Matias, explica que o fortalecimento da Defesa Civil no Aracati é uma das metas da gestão e angariar conhecimentos através da experiência do Corpo de Bombeiros é uma ótima oportunidade. Cada cidade tem suas peculiaridades e desafios explicou a Coordenadora da Defesa Civil de Aracati, Gerlande Oliveira. “A Defesa Civil é um contexto organizacional grande e contínuo. Não é apenas cuidar de emergências e levar carros pipas onde está faltando água. É gerenciar riscos e preparar o município para diversos cenários, prevenir é muito importante e para isso, com o apoio do prefeito Bismarck Maia, Aracati está estruturando a sua Defesa Civil”, finalizou Gerlande Oliveira. A cidade tem orgulho de sediar essa capacitação que conta com visitantes de: Alto Santo, Potiretama, Russas, Limoeiro do Norte, Aquiraz, Senador Pompeu, Jaguaribe, Palhano, Catunda e Fortim; totalizando 10 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário