Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2018

ARACATI DÁ BOAS-VINDAS AOS RESIDENTES QUE ATUARÃO NA SAÚDE DO MUNICÍPIO

O município de Aracati recebeu, nesta segunda-feira (26/03), a V turma do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS). A equipe é formada por multiprofissionais nas áreas de Nutrição, Enfermagem, Assistência Social, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física. Os profissionais irão atuar nos serviços básicos de saúde do município, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na gestão da área de saúde.


Articuladores e Preceptores acolhendo a nova equipe de residentes
O município do Aracati aderiu ao Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) desde sua implantação em 2013 e, a partir de então, o município recebe a cada ano uma nova turma de residentes. Atualmente, no Estado do Ceará, 18 municípios recebem a Residência Integrada em Saúde (RIS).
A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde do Aracati contribui, em contrapartida, com a estrutura física para esses profissionais atuarem na área da saúde e com o suporte técnico dos preceptores, que são profissionais do serviço que acompanham pedagogicamente os residentes no seu período de trabalho em Aracati, orientando e dando suporte técnico a suas atividades.

Turma 4 em Ação de Promoção e Prevenção da Saúde na campanha do Setembro Amarelo
Para a Cientista Social Especialista em Saúde e Articuladora Municipal da RIS, Cristiana de Sousa Barbosa, são muitos os aspectos positivos com a chegada dos profissionais da saúde no município do Aracati: “A chegada dos profissionais amplia a atuação do quadro de profissionais, são profissionais a mais nos CAPS, são profissionais que não geram despesas para o município, pois são pagos pelo Ministério da Saúde. Então, existe um avanço dentro do município e na saúde, com a chegada da residência, explicou Cristiana Barbosa.


Distribuição dos profissionais:

  • Saúde da Família e Comunidade: 02 Enfermeiras, 01 Cirurgião-Dentista, 01 Psicóloga, 01 Fisioterapeuta, 01 Nutricionista e 01 Assistente Social;
  • Saúde Mental Coletiva: 01 Enfermeira, 01 Psicólogo, 01 Profissional de Educação Física e 01 Assistente Social;
  • Saúde Coletiva: 01 Fisioterapeuta e 01 Assistente Social.


Residência Integrada em Saúde (RIS)


Turma 3 com grupo de Idosos de Majorlândia e do Bairro de Fátima
A Residência Integrada em Saúde (RIS), assim denominada pela Escola de Saúde Pública do Ceará, constitui modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu, em regime de tempo integral, caracterizando-se como educação para o trabalho, através da aprendizagem em serviço, no âmbito do Sistema Municipal de Saúde ou Região de Saúde correspondente, com carga horária de 60 horas semanais (80% de atividades práticas e 20% de atividades teóricas), duração mínima de dois anos. Tem como objetivo geral ativar-capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional.
Os profissionais recebem bolsa paga pelo Ministério da Saúde e se inserem para atuarem dentro do município: nas unidades básicas de saúde, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Gestão em saúde (município e Estado).  O município recebe hoje profissionais fortes, com muitas expectativas, abertos a novas possibilidades e dispostos a enfrentar os obstáculos encontrados pela frente. A nova equipe irá trabalhar nas áreas da Saúde da Família, Saúde Mental e Saúde Coletiva.
Na ocasião, a equipe dos novos profissionais, juntamente com os residentes de turmas anteriores, os preceptores da equipe e demais profissionais do município manifestaram repúdio contra a destituição do cargo da enfermeira, articuladora e coordenadora da RIS, Amanda Frota. “Nós enquanto articuladores, enquanto grupo formador da RIS, mostramos nosso repúdio quanto a essa ação. Foi um sonho que nasceu dela e registramos aqui nosso repúdio”, explica Cristiana de Sousa Barbosa, Articuladora da RIS do município.
Andresa Guedes, Secretária de Saúde do Município, deu boas-vindas à equipe e ressaltou a importância da residência para a Secretaria de Saúde. “Aracati só tem a ganhar com a turma de residentes. É uma equipe muito profissional. Sabemos que os desafios são grandes, mas profissional bom mesmo precisa enfrentar desafios para mostrar sua força. Pensar Aracati sem os residentes em saúde é muito difícil, porque vocês se engajam em todos os serviços, fazendo com que a Secretaria de Saúde aconteça”, finalizou Andresa Guedes.

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário