Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

INICIADO ESTUDO ARQUITETÔNICO EM CASARÕES DA RUA GRANDE PARA OBRAS PÚBLICAS

Um dos maiores desafios da gestão Bismarck Maia é revitalizar o Centro Histórico do Aracati. Através de ações planejadas, em longo prazo, Aracati poderá colher vários frutos advindos do Turismo Cultural e Histórico e não ser conhecida apenas como a cidade do Turismo de Praia.

Entre as obras de requalificação dos casarões, na Avenida Cel. Alexanzito (Rua Grande), estão o prédio do antigo Aracati Clube e a casa de Adolfo dos Santos Caminha, que nasceu em Aracati, no dia 29 de maio de 1867, foi marinheiro, funcionário público e escritor; conhecido como um dos principais autores do Naturalismo no Brasil.
Cau Cunha, arquiteto e diretor de projetos do escritório Umpraum Projetos Integrados, esta coordenando o estudo inicial dos prédios que serão reformados na Rua Grande. Ele explica que nos prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) existe todo um procedimento de elaboração nos projetos de requalificação para manter todas as características do imóvel.
No primeiro momento, faz-se um levantamento arquitetônico do imóvel e junto é feito um “mapa de danos”, que indica os danos para restauro. Caso seja necessário é feita uma prospecção estrutural e de pintura, ou seja, saber, por exemplo, quais cores eram usadas na época para então conseguir o restauro fiel ao imóvel. Esse estudo é levado ao IPHAN e se for aprovado, depois de análise, é iniciada a segunda etapa.
Na segunda etapa, dá-se início o anteprojeto e nele é feito a adequação do imóvel para o que será seu uso, a Casa de Adolfo Caminha será a futura Biblioteca Municipal. Então é montado um programa de necessidades e após pronto esse estudo também parte para aprovação do IPHAN.
A partir da aprovação é feito o projeto executivo de arquitetura com detalhamentos e especificações, e os projetos complementares de engenharia: elétrica, hidráulica, sanitária, etc. Em seguida é encaminhado ao IPHAN.
Cada etapa dessas leva de um mês a um mês e meio, mas depende da aprovação do IPHAN. O prefeito Bismarck Maia elaborou um cronograma, junto com os responsáveis, para que o anteprojeto seja concluído no fim de maio. Para no final de junho, ou meados de julho, estar com os projetos todos prontos e aprovados. Após aprovação final do IPHAN, será realizada nova licitação para a etapa de restauração/construção em si.
COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário