Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

UBS BAIRRO DE FÁTIMA REALIZA AÇÃO PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

A Unidade Básica de Saúde do Bairro de Fátima, no Aracati, realizou durante a manhã de hoje (13/11) diversas ações referentes ao Novembro Azul. A intenção foi conscientizar a população masculina sobre a importância de exames preventivos e de se levar uma vida mais saudável.



Diversas atividades foram ofertadas para os homens na ação “Azul na Praça”, como: medição da pressão arterial, realização de roda de conversa sobre o câncer de próstata, alcoolismo, tabagismo, Infecções Sexualmente Transmissíveis e uso de drogas, distribuição de preservativo, testes de glicemia capilar, orientação nutricional, atividade física, liberação miofacial e aplicação de ventose.
Segundo a enfermeira da UBS, Joseane Barros, também foram realizados agendamentos para exames de sangue e consulta com um clínico geral para o público masculino presente: “Infelizmente são poucos os homens que aparecem na Unidade Básica de Saúde para se prevenir. Então, o nosso objetivo maior aqui, foi trazer até eles esses serviços”.
“Sabemos que a prevenção é o melhor caminho. Culturalmente, os homens ainda são um pouco resistentes com relação a cuidar da própria saúde, mas precisamos mudar essa situação. Até porque, muitas doenças evoluem muito mais facilmente para a cura quando descobertas de forma prematura”, comentou o prefeito Bismarck Maia.


O agricultor Jailson Rodrigues da Silva foi um dos homens que
participaram da ação: “A campanha é muito importante e alerta para uma doença que pode ser fatal. Aprendi durante essa iniciativa que não é preciso ter preconceito e que é muito importante realizar o exame periodicamente”, contou.
O câncer de próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Perde apenas para o câncer de pele não-melanoma. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).
Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O exame de PSA pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o médico. (Matéria e fotos de Marcelle Nunes)

COPILADO DO SITE DA PREFEITURA DE ARACATI 

POR MELCK AQUINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário