Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PREFEITURA INICIA CADASTRAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES E FEIRANTES DO MUNICÍPIO

A Prefeitura do Aracati realiza o processo de cadastramento dos vendedores ambulantes e feirantes que ocupam espaços públicos na cidade nos próximos dias 9 e 10 de novembro, no Ginásio do Colégio Marista. Na quinta-feira, o atendimento será feito das 8h às 17h, e na sexta, das 8h às 14h. A convocação dos empreendedores e trabalhadores do mercado informal ambulante e da feira, se iniciou hoje, com uma equipe da Secretaria da Administração e Planejamento, percorrendo as localidades das 5h às 17h, e distribuindo o convite, em mãos.



É preciso considerar que Aracati é uma cidade com vocação para atrair o comércio, tanto no sentido de quem compra, de quem vende, mas também no que há por trás disso, ou seja, de quem produz, de quem distribui e de quem revende, como por exemplo, do crescente fenômeno da confecção e a venda de produtos de hortifrutigranjeiros na feira livre da Rua Agapito dos Santos”, explica a Secretária de Planejamento e Administração, Luíza Perdigão.
A ação faz parte do Programa de Controle Urbano, composto de ações setoriais e que envolvem a participação das diversas Secretarias, entre elas, a de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano; a de Planejamento e Administração; a de Cidadania e Desenvolvimento Social; a de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; a de Desenvolvimento Agrário; a de Saúde e a de Segurança Cidadã e Ordem Pública.
Com essa medida, o Programa de Controle Urbano objetiva construir uma política de inclusão econômica e social que atenda aos trabalhadores ocupantes de áreas públicas e promova o bem-estar da população, mediante a requalificação dos espaços públicos de uso comum do povo, como por exemplo, as ruas, as praças, os largos e as calçadas.
Importante modalidade de trabalho
O Prefeito Bismarck Maia compreende que a ocupação informal se apresenta em Aracati como uma importante modalidade de trabalho e obtenção de renda para parcela significativa da população economicamente ativa do Município: “A dinâmica da cidade de Aracati parece comprovar nos últimos anos que o incremento do comércio de loja foi acompanhado pelo crescimento da atividade do comércio de rua, que precisa ser regulado”, destaca o chefe do executivo.
Há, assim, um componente cultural forte na atividade do comércio de rua em Aracati. A Rua Agapito dos Santos e seu entorno, na área central da cidade, tem nos últimos 30 anos uma grande feira livre com funcionamento de segunda a sábado. Mais de uma centena de barracas, são montadas a cada manhã, para oferecer dezenas de produtos agrícolas, confecção, mobiliário entre outros que também estão à venda nos supermercados e nas lojas, localizados no mesmo centro, com funcionamento informal de 5h às 12h.


Broadway, como é conhecido o calçadão de pedestres em Canoa Quebrada, abriga diariamente artesãos e outros camelôs, como são popularmente conhecidos esses comerciantes ambulantes. As calçadas das principais ruas do comércio, bem como o entorno dos dois Mercados Públicos também são ocupadas diariamente pelo comércio ambulante com uma enorme variedade de produtos. No período noturno, a cidade é tomada por diversos pontos de venda de alimentos e bebidas nas calçadas das residências, sendo essa uma ocupação de muitas famílias.
“Acredita-se que o incremento do comércio ambulante tenha crescido nos últimos anos, em virtude da queda dos mais de dois mil postos de trabalho, resultantes da saída da empresa calçadista HB Calçados. Portanto, nesse sentido, é dever da gestão municipal reconhecer a atividade do comércio ambulante como parte integrante da economia da cidade, ou seja, como um setor econômico gerador de renda”, explica ainda a secretária Luiza Perdigão.

Copilado do site da Prefeitura de Aracati por Melck Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário