Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

MUTIRÃO AUMENTA O NÚMERO DE ULTRASSONOGRAFIAS OFERTADAS




O mutirão que promete zerar a demanda de ultrassonografias existentes no Aracati continua. A novidade para esse final de semana, dias 07 e 08 de outubro é que, desta vez serão ofertados 160 exames, ou seja, houve um aumento, já que no último final de semana, foram oferecidos apenas 130.
Os atendimentos estão se realizando no Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva, que funciona na parte térrea do Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED). São disponibilizados todos os tipos de ultrassonografias: abdominal total, da tireóide, transvarginal, dentre outras. 

Porém, o foco maior desta vez será o mamário, já que estamos no Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e combate do câncer de mama.
Para Dércio Munhoz, médico responsável pelas ultrassonografias, a realização dos exames são importantes para o estabelecimento de diagnóstico e prevenção de doenças futuras: “Esses exames que estão sendo feitos, são de demandas reprimidas da gestão anterior e esse atraso na execução desses exames muitas vezes é crucial para o paciente”, explica.
A previsão é que a demanda de exames seja zerada até o final do ano. Eles são feitos seguindo rigorosamente a ordem da central de regulação. A prioridade é atender quem já está na fila a mais tempo, porém todas as pessoas serão atendidas, inclusive as que ainda estão solicitando o agendamento. “Para solicitar, é necessário ir ao posto de saúde, ser avaliado pelo médico, que faz a referência. Tendo a referência em mãos, o paciente a leva para a central, junto com a cópia do CPF, cartão do SUS, identidade, além do comprovante de residência e, assim, agenda o exame”, explica Janete Pereira Cirilo da Silva, Enfermeira da Saúde Reprodutiva.
Janete também comentou sobre o esforço que o prefeito Bismarck Maia está fazendo, em buscar parceiros que possam apresentar respostas positivas em áreas carentes de atendimento: “Eu que trabalho com saúde da mulher durante muitos anos, fico extremamente feliz com essa iniciativa do Prefeito, pois ele vem demonstrando uma sensibilidade especial com as mulheres do nosso município. Converso com os pacientes e é notória a satisfação deles com a atual administração, pois muitos tinham perdido a esperança de realizar esses exames pela rede pública, já que na particular, eles não têm condições, pois custa caro”.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura do Aracati
imprensa@aracati.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário