
Oficialmente a campanha do Outubro Rosa iniciou no dia 02 de outubro no município de Aracati. Desde então, as unidades de saúde estão com uma programação especificamente voltada para identificar o câncer de mama, principalmente voltando sua atenção para os exames de prevenção. Uma série de ações estão sendo tomadas, inclusive com a possibilidade das unidades de saúde receberem mulheres no período da noite, devido a muitas trabalharem e não poderem procurar uma unidade de saúde no horário comercial.
No dia 10 de outubro, às 7h30 da manhã, acontece uma caminhada pelo Centro de Aracati promovida pela Prefeitura do Aracati e parceiros. O término do percurso será na Praça Marcelino Champagnat, conhecida como Praça do Marista, onde vários profissionais de saúde e voluntários, em tendas com diferentes estruturas, estarão prestando serviços e orientações, incluindo não só atendimentos de saúde, mas também de cuidados de estética e beleza. Durante todo o mês de outubro, atividades educativas serão feitas pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e pelo Centro de Saúde Reprodutiva, que promoverão rodas de conversas educativas para incentivar exames de identificação do câncer de mama e do câncer do colo de útero.
Claudirene Rodrigues, Coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde explica: “A porta de entrada do sistema de saúde é a unidade básica de saúde, que são os postos de saúde. O primeiro contato com uma equipe de saúde deve ser num local mais próximo da moradia do paciente”. Ela enfatiza que qualquer “achado” que a paciente venha a identificar em sua mama, precisa da avaliação do médico do posto para gerar o encaminhamento ao médico especialista, o mastologista.
Parceria inédita gera recorde no número de Mamografias

Na Policlínica, a campanha do Outubro Rosa é preparada com o objetivo de mobilizar a população dos quatro municípios contemplados no consócio (Aracati, Fortim, Icapuí e Itaiçaba) e todos os meses são ofertados serviços de rotina nas mais diversas especialidades, além de exames e procedimentos médicos.
Segundo a diretora da Policlínica, Silvana Cardoso, está acontecendo um momento ímpar no consórcio da Policlínica, pois nesse Outubro Rosa criou-se um plano de ação diferenciado, a partir de uma ideia da primeira-dama do município Gláucia Maia e que conta com a operacionalização da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social e da Secretaria de Saúde. Assim, criou-se essa parceria pioneira da Policlínica e secretarias do Aracati, para ofertar os exames de mamografia através de uma participação estrategicamente pensada, para que as mulheres tivessem um acesso mais fácil e também para conscientizar os homens desse exame.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura do Aracati
imprensa@aracati.ce.gov.br
Prefeitura do Aracati
imprensa@aracati.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário