Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

ARACATI AGORA TEM UPA 24 HORAS PARA EMERGÊNCIAS E URGÊNCIAS

Na noite em que comemorou 175 anos (25/10), a cidade de Aracati ganhou um enorme presente. A tão sonhada inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
Uma obra que na administração anterior foi prometida por diversas vezes, mas que nunca se concretizou, apesar do esforço do Governo do Estado em honrar os seus compromissos na edificação do prédio, com a ajuda dos recursos do Ministério da Saúde. Graças à boa administração dos recursos municipais e as parcerias conseguidas com o Governo do Estado, o prefeito Bismarck Maia viabilizou as demandas ainda existentes para que a UPA 24h pudesse, enfim, ser inaugurada.

A UPA 24h já está realizando atendimentos de emergência e urgência, vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano, sem interrupção, e diminuir a fila do Hospital Dr. Eduardo Dias (HMED). A UPA 24h
do Aracati segue o Protocolo de Manchester, que consiste no uso de pulseiras de cinco cores diferentes, que indicam a gravidade e situação de cada paciente. Através desse controle é possível organizar os atendimentos por prioridades e agilizar as demandas.
O prefeito Bismarck Maia explicou que desde o início da gestão a luta foi grande para conseguir abrir a UPA. Muito se economizou para que esse equipamento pudesse ser entregue a população. “Cada centavo foi economizado, por isso conseguimos abrir a UPA. O governador também foi fundamental, pois cedeu importantes recursos”, afirmou o prefeito. O governador Camilo Santana disse que nunca viu uma pessoa tão empolgada e entusiasmada com o seu trabalho, como o prefeito Bismarck Maia e aproveitou para anunciar uma boa nova: “Aracati pode contar com mais parcerias para melhorar a vida das pessoas. Vem mais coisas aí”.
Dois médicos e quatro enfermeiras 24h/dia

Equipe UPA 24h
O senhor Américo Bez, consultor da UPA 24h do Aracati, falou sobre o funcionamento: “Cada plantão tem dois médicos e quatro técnicos em enfermagem disponíveis. Vários exames e procedimentos são feitos, além de salas de observação e atendimentos do crítico ao mais simples”. A Diretora Administrativa, Thalita Regina, explica que a população é recebida por profissionais treinados, que orientam sobre os procedimentos da UPA 24h e encaminham os pacientes aos tratamentos, lembrando que em alguns casos, os pacientes podem ser direcionados a outras unidades de saúde, como o HMED, ou em casos mais extremos aos hospitais da capital.

Recepcionistas treinados
A Recepcionista Ranna Karuliny disse que os profissionais têm que ser calmos e fazer um atendimento humanizado, pois os pacientes chegam com vários tipos de comportamentos e problemas, e todo esses treinamento eles receberam antes que as portas da unidade de saúde fosse abertas. Rômulo Oliveira, é universitário e cursa fisioterapia. Por ora, foi selecionado para a recepção da UPA 24h e falou da oportunidade de trabalhar vivenciando o ambiente hospitalar, onde sonha, mais à frente estagiar na área em que se prepara para ser um profissional.
Setores Importantes da UPA


Equipamentos de última geração
Eixo Vermelho – Conta com dois leitos de suporte intensivo, onde ficam os equipamentos mais modernos da UPA.
Pediátrica – Comporta até quatro pacientes.
Adulto – Comporta até quatro pacientes.
Farmácia – Com estoque fixo de 186 tipos de medicações.
Outras importantes salas são: Medicação, Descontaminação, Raio-X, Sutura e Descontaminação.

COPILADO DO SITE DA PREFEITURA DO ARACATI - POR MELCK AQUINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário