Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PREFEITURA REALIZA TERCEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA

A Prefeitura do Aracati, através da Secretaria de Planejamento e Administração, juntamente com a Secretaria das Cidades do Governo do Estado e a consultora IDOM, realizou na manhã desta segunda-feira (18), às 09h, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a terceira audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana do município, onde foi realizada a apresentação das propostas para melhorias no deslocamento do Aracati. O evento foi aberto à população em geral, que podia participar dando sugestões e ideias.

O Plano de Mobilidade do Aracati – PlanMob é um instrumento fundamental para garantir o direito de deslocamento de todos e é conduzido em conformidade com os princípios, objetivos e diretrizes estabelecidos na lei federal nº 12.587, de 3/1/2012 (Estatuto da Mobilidade Urbana). Esse plano tem como objetivo planejar a forma de deslocamento dos habitantes do município nos próximos dez anos.
De acordo com Luíza Perdigão, secretária de Planejamento e Administração, “As políticas públicas e seus planos, obrigatoriamente, devem ser elaborados com a participação da população. O Plano de Mobilidade diz respeito à Política de Mobilidade inserida no Plano Diretor do Aracati. Durante a elaboração do Plano de Mobilidade, a população está tendo a oportunidade de opinar sobre a circulação de veículos, sobre o transporte coletivo, o uso dos mototáxis, as condições das calçadas, sobre as melhores condições para o uso da bicicleta e a melhoria de vida dos pedestres. Tudo estudado pelos melhores profissionais. Do jeito que o município merece e o governo acredita que deve ser feito”.
Segundo o prefeito Bismarck Maia a audiência pública é de extrema importância, para que através do diálogo com a comunidade, seja possível alinhar, corrigir erros, garantindo uma cidade melhor para todos.
A população pode consultar o documento contendo o levantamento das informações, que se encontra disponível para consulta pública no site oficial da Prefeitura do Aracati (www.aracati.ce.gov.br) e da Secretaria das Cidades (www.cidades.ce.gov.br). Contribuições e sugestões também poderão ser enviadas para o e-mail: planmob.idom@gmail.com, até o dia 29 de setembro.
Saiba mais:
O que é mobilidade urbana?
Mobilidade urbana é a capacidade de deslocamento de pessoas e bens na cidade para a realização de diversas atividades – seja ir ao trabalho, levar os filhos para a escola, entre outros – em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro, dando preferência aos meios de transportes coletivos (ônibus, metrô) e alternativos (a pé, bicicleta).
O que é o Plano de Mobilidade Urbana?
Plano de Mobilidade Urbana é um documento elaborado pelo poder público juntamente com o apoio da população. A partir dele, o município recebe os encaminhamentos para as ações que devem ser realizadas e que buscam tornar mais acessíveis e sustentáveis as condições de todos os meios de transporte, inclusive a pé.
Por que Aracati precisa de um Plano de Mobilidade Urbana?
Aracati não possui um Plano de Mobilidade Urbana e é necessário mudar isso. A cidade vem crescendo bastante e, por conta disso, o trânsito também tem aumentado e o deslocamento da população passa a ser uma preocupação. Para diminuir o tempo de ir e vir das pessoas e garantir as condições necessárias para um deslocamento rápido e eficiente, a Prefeitura do Aracati, em parceria com o Governo do Estado e a consultora IDOM, estão realizando o Plano de Mobilidade Urbana do Aracati.
Como isso influenciará no meu dia-a-dia?
Uma cidade com mais acessibilidade e com um bom sistema de transporte coletivo traz para a população mais opções de se locomover, dinamizando o dia a dia e diminuindo o tempo de ir e vir.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Aracati
imprensa@aracati.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário