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sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Ceará investe R$ 15 mi para alavancar turismo

O Governo do Estado está investindo neste ano cerca de R$ 15 milhões em campanhas publicitárias para promover os atrativos turísticos do Ceará no Brasil e em outros países. Segundo a Secretaria do Turismo (Setur), o valor total de mídia internacional chega a R$ 5 milhões. Entre os países contemplados estão Alemanha, Argentina, França, Portugal, Holanda, Panamá, Itália, Inglaterra, Espanha, Colômbia e Estados Unidos.

Já para as campanhas veiculadas nacionalmente o valor é de R$ 10 milhões. De acordo com a Pasta, as peças serão publicadas nos principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo, incluindo sites e mídia impressa, além de revistas de bordo e em grandes aeroportos.
Entre os destinos promovidos nas peças estão as praias de Jericoacoara, Parajuru, Tremembé, Cumbuco e Futuro, na Capital. "Além das campanhas publicitárias, o Ceará está presente nas principais feiras de turismo nacionais e internacionais. Este ano já participou com estande próprio de grandes feiras em Portugal, Alemanha e Chile; e em conjunto com a Embratur na Colômbia e na Espanha. Este ano, a Setur ainda vai participar com estande próprio de feiras na Itália, na Argentina, nos EUA, em Londres, no México, na França, na Espanha, em Portugal e no Paraguai", informou a Setur.
Argentinos
De acordo com a Setur, o Ceará recebeu nesta alta estação de julho 1.693 turistas da Argentina, via Aeroporto Internacional Pinto Martins. O número é 154% maior do que o registrado no mesmo período de 2016. "Se considerado o período de janeiro a julho, o crescimento foi de 12,1%, saltando de 4.183, em 2016, para 4.689 argentinos, em 2017. Nesse período de julho, o voo semanal Buenos Aires/Fortaleza (Gol) teve reforço de mais duas frequências semanais para suprir a demanda", afirmou a Pasta.
"O voo direto foi essencial para a atração desse mercado ao Ceará e colocou a Argentina entre os cinco maiores emissores internacionais para o Estado. Antes dele, a Argentina não aparecia nem entre os dez principais mercados", destacou o secretário do Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho.
Ele ressaltou que, no ranking atual, o mercado argentino só perde para Portugal, Itália e França. No entanto, nesse mês de julho, liderou o ranking de mercados emissores internacionais para o Ceará via Aeroporto Pinto Martins.
Conforme levantamento da Setur, o gasto per capita desses turistas é de R$ 4.271 e a permanência média é de 7 dias. O perfil dos turistas é de 40% de casais sem filhos, 27% de casais com filhos e 17,5% de grupos familiares. Para 35%, o destino Ceará superou as expectativas e para 52,5% o destino atendeu plenamente às expectativas. A maioria (70%) possui o curso superior e/ou pós-graduação (60%). Em média, R$ 1.150 das despesas dos argentinos são com compras, movimentando a cadeia produtiva do turismo. Do total de visitantes, 57% ficou em Fortaleza. Os demais foram para outras localidades como Porto das Dunas, Cumbuco, Canoa Quebrada e Jericoacoara.
"Esse resultado é um reflexo do nosso trabalho de promover o Ceará em mercados importantes como a Argentina, por meio da participação nas feiras de turismo, publicidade e realização de roadshows", completou.
No início deste mês, a Setur apresentou a cerca de 300 agentes de viagens de Córdoba, Rosário e Buenos Aires os principais atrativos do Estado.
O evento foi uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), que levou representantes de 15 hotéis e receptivos.
Europeus lideram
Ainda de acordo com o levantamento, no período de janeiro a junho de 2017, o Ceará teve um crescimento de 13% na movimentação de passageiros internacionais via Aeroporto Pinto Martins. "No primeiro semestre, foram 112.402 passageiros. No mesmo período de 2016, foram 99.412. Os principais mercados emissores internacionais para o Ceará foram: Portugal (18,77%), Itália (14,69%), França (13,22%), Argentina (11,82%) e Alemanha com 8,02%", comunicou a Pasta.
Novos voos
A companhia Norwegian Air Argentina confirmou nesta semana o pedido de três voos semanais para Fortaleza partindo de Buenos Aires. Segundo a aérea, as frequências foram solicitadas a Administración Nacional de Aviación Civil (Anac) da Argentina. No entanto, os voos não têm data de início.
A notícia dos novos voos para Fortaleza coincide com as ações do setor turístico cearense de promover o Estado na Argentina. O vice-presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, esteve há poucas semanas no País divulgando o Ceará. "Nós estivemos lá exatamente para conseguir mais turistas argentinos para o Estado. Além disso, a gente esteve com dirigentes da Gol há uns seis meses solicitando mais uma frequência para Buenos Aires".

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