Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Tratamento para Hepatite C estará disponível pelo SUS

O procedimento estará disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o anúncio feito pelo Ministério da Saúde sobre o novo Protocolo de Diretrizes e Tratamento para o cuidado de pacientes com infecção crônica pelo vírus da Hepatite C, genótipo 1.Produzido pela AbbVie, uma companhia biofarmacêutica, o tratamento tem duração de 12 semanas e combina os agentes antivirais ombitasvir, veruprevir/ritonavir e dasabuvir. 

A segurança deste tratamento para HCV foi demonstrado em seis estudos clínicos, envolvendo um total de 2.308 pacientes em todo o mundo.  
O tratamento é inovador devido a sua aplicação ser totalmente oral e sem uso de interferon, uma proteína produzida pelos leucócitos e fibroblastos para interferir na replicação de fungos, vírus e bactérias. A eficácia do novo método é comprovada em estudo específico de fase 3b (“Topázio – III”) com pacientes brasileiros.
Aprovado pela ANVISA em abril de 2015 e pela Comissão de Incorporação de Novas Tecnologias em novembro de 2016, o tratamento da AbbVie para HCV é indicado para pacientes com hepatite C crônica, genótipo 1, incluindo aqueles com cirrose compensada.
HEPATITE C
Doença do fígado que afeta mais de 3 milhões de brasileiros e pode ter um número superior, devido a existência de portadores que não estão cientes do seu estado. A Hepatite C pode ser curada, mas se não diagnosticada e tratada adequadamente pode levar à necessidade de transplante e estimular o câncer no fígado.
Estimativas do Ministério da Saúde afirmam que entre 1,4% e 1,7% da população brasileira está infectada pelo HCV. Pessoas acima de 45 anos de idade estão mais propensas a doença. Os sintomas aparecem quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o diagnóstico prévio.
A hepatite C é transmitida pelo sangue, podendo ocorrer por transfusões ou por equipamentos e dispositivos médicos não esterilizados (como seringas, ou mesmo alicates de cutículas). 
Estudo epidemiológico realizado com 318 pacientes de oitos centros públicos de tratamento, indicou que a maioria das pessoas tratadas nos serviços públicos de saúde apresentava sintomas da doença em estágio avançado à época do diagnóstico, como fibrose hepática (52,3%) ou cirrose hepática compensada (36,5%).
A hepatite C pode ser detectada por um exame simples de sangue, também disponível na rede pública de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário