Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Fevereiro é o período com maior incidência de internação de bebês com problemas respiratórios

Pesquisadores identificaram que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o mais prevalente em crianças de até 24 meses, hospitalizadas, no período do estudo, em quatro capitais nordestinas, por problemas respiratórios.  A “estação de circulação do vírus” coincide, no Nordeste, com a estação das chuvas, com picos de infecção já a partir de fevereiro. Os resultados são do estudo inédito PREVINE (Prevalência, Fatores de Risco, Índices de Codetecção e Sazonalidade de Vírus Respiratórios em Crianças com Infecções no Trato Respiratório Inferior no NE do Brasil), que avaliou um total de 507 crianças, entre abril de 2012 e março de 2013.

"A média de prevalência do VSR, entre as viroses respiratórias estudadas, foi de 40,2%, mais do que o dobro do segundo vírus mais frequente, rinovírus, um dos principais causadores de resfriados comuns", revela Dr. Ricardo Gurgel, coordenador do estudo e Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe. “A alta incidência de VSR também no Nordeste, num padrão bastante específico, com inicio em fevereiro. Seus resultados podem contribuir para adoção de medidas preventivas mais eficazes, isto é, antes do pico de circulação do vírus”, afirma Dr. Ricardo Gurgel.
O estudo foi realizado em centros médicos nas cidades de Aracajú (Universidade Federal de Sergipe), Salvador, (Universidade Federal da Bahia), Recife (Instituto de Medicina Integral Dr. Fernando Figueira) e Maceió (Universidade Federal de Alagoas),  com patrocínio da  AbbVie.
A imunização  contra o VSR é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para bebês prematuros nascidos com até 28 semanas de gestação, durante o primeiro ano de vida, assim como para bebês com displasia broncopulmonar e cardiopatias congênitas, até os dois anos de idade, como recomenda calendário de imunização especifica, já editado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Imunização”, informa Dr. Renato Kfouri, Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.  O período  de imunização e a forma de obtê-la pode variar de Estado para Estado.
 Vírus Sincicial Respiratório
O VSR é conhecido por ser um vírus sazonal, que nos países de estações bem definidas, circula principalmente entre outono e inverno (como nas regiões sul e sudeste do Brasil) – apesar de não estar associado a baixas temperaturas.  No Nordeste, verificou-se estar  mais relacionado ao aumento de chuvas e da umidade, entre fevereiro e junho.  No Norte, a estação do vírus começa em meados de dezembro e janeiro. 

Medidas Preventivas recomendadas
·         Lavar as mãos com frequência
·         Usar lenços descartáveis, em caso de tosse e coriza
·         Manter a casa arejada e as superfícies de objetos limpas
·         Evitar ambientes fechados e fumaça de cigarro na presença da criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário