Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Tranquilidade marca prova do Enem

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 432 alunos que não puderam fazer a avaliação no início de novembro em Fortaleza, por conta da ocupação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Benfica, ocorreu em clima de tranquilidade.
A prova, que foi realizada no Colégio Dáulia Bringel, no bairro Cidade dos Funcionários, teve como tema da redação "Caminhos para combater o racismo no Brasil". Contou ainda com 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.

Paula Evelyn Guimarães, 21, teve dificuldades para chegar no seu novo local de prova. Porém, assegura que a mudança foi positiva por lhe garantir mais tempo de estudo. "O adiamento para mim não foi prejudicial. A única coisa negativa foi ter que fazer a avaliação distante da minha casa que fica no bairro Benfica", afirma a candidata, que iria realizar o exame na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Já para a candidata Nívea de Abreu, 19 anos, moradora do bairro Conjunto Ceará, o adiamento do Enem lhe prejudicou na preparação de outras provas que ela iria prestar. "O meu foco principal é o vestibular do ITA. Esse fim de semana era para eu ter revisando o conteúdo, mas não foi possível por conta do Enem", destaca a estudante.
Além dos candidatos, o Colégio Dáulia Bringel recebeu pais que deram apoio aos filhos antes da prova. A fotógrafa Silvia Silva destaca que o apoio familiar é essencial nesses momentos. "Viemos juntos para passar confiança. Meu filho passou o ano estudando e agora chegou o momento de colocar todo o conhecimento em prática", afirma.
Após conclusão da Policia Federal (PF) de que houve vazamento das provas do primeiro e segundo dia do Enem 2016, realizadas nos dias 5 e 6 de novembro último, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) disse que vai requerer judicialmente a extensão do pedido de anulação para todas as provas, e não apenas a de redação, conforme ação já impetrada em novembro.
A nova ação tem como base o relatório da Polícia que concluiu ter havido crime de estelionato qualificado no caso, beneficiando dois candidatos, que tiveram acesso às provas antes do início do certame. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) indeferiu, na última quinta-feira (1º), no Recife, o pedido de liminar requerido pelo Ministério Público Federal (MPF) para suspender os efeitos da prova do Enem deste ano, realizada nos dias 5 e 6 de novembro. A decisão foi do desembargador federal Ivan Lira de Carvalho. Ele discordou do argumento do MPF, que alegou que o tema da prova da redação do Enem deste ano seria o mesmo que apareceu em uma prova falsa divulgada em 2015.
Uece
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) promove hoje (5), o segundo dia de provas da 2ª Fase do Vestibular de 2017.1. Na primeira fase do certame estavam inscritos 26.053 candidatos disputando 1.583 vagas, das quais 711 são para os cursos da Capital e 872 vagas para o Interior. Ontem, além da prova específica, os candidatos fizeram a redação, que teve como tema "Amizade".
ENQUETE
O adiamento lhe prejudicou?
"Não fiquei chateada por conta do adiamento. Na verdade, só não gostei da mudança do local de prova, que era bem mais próximo da minha casa. O lado positivo foi porque tivemos mais tempo para estudar". Paloma Nunes Bezerra, Estudante
"Não mudou muita coisa, porque a preparação foi a mesma. Só foi pior a localização, que ficou mais longe do que era antes. O nível da avaliação também foi satisfatório comparado às provas de novembro". Paulino Rabelo, Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário