Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

5 praias ganham selos ambientais

A Praia de Iracema, em Fortaleza, recebeu, na tarde de ontem, a Certificação Ambiental Praia Limpa (Lei nº 13.892/07) Edição 2015/2016, concedida pelo Governo do Estado. Junto com ela, mais quatro praias cearenses receberam o selo de qualidade por terem atestado, por meio de inscrição no programa coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), boas condições de higiene, segurança e conservação. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa.

Junto com a Praia de Iracema, foram certificadas as praias de Morro Branco (Beberibe), Barra Nova (Cascavel), Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara) e Lagoinha (Paraipaba). "A gente analisa do ponto de vista da documentação do Município, se ele está inscrito no Ministério do Meio Ambiente, no Projeto Orla, e nós fazemos uma visita in loco para analisarmos se as praias estão limpas, se não estão degradadas", explica o titular da Sema, Artur Bruno.
Verde
Na mesma solenidade, foi entregue o Selo Município Verde aos municípios de Acaraú, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Caucaia, Eusébio, Farias Brito, General Sampaio, Maracanaú, Morada Nova, Novo Oriente, Piquet Carneiro e Tauá, na categoria C; Barreira, Crateús, Crato, Iguatu e Sobral na categoria B; e Fortaleza na categoria A, por ter desenvolvido mais de 90% do que é necessário para uma boa gestão ambiental e sendo o primeiro município do Estado a receber essa avaliação. O Selo Município Verde é um programa de certificação ambiental pública, instituído pela lei estadual nº 13.304/03 e regulamentado pelos decretos nº 27.073/03 e nº 27.074/03, cujo objetivo é incentivar a implementação de políticas ambientais necessárias à proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, dentro de um padrão de qualidade ambiental.
Para a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, ambas as certificações são resultado da política ambiental implantada na Capital, envolvendo, entre as iniciativas, a criação de 23 parques, o Plano de Arborização, o plano de saneamento básico, a política de reciclagem, o programa de mobilidade urbana da Capital, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário