Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Ação vacinou 94% dos bichos e segue até dia 12

Alcançando 94% da população de cães e gatos existentes na Capital, a Prefeitura, dentro da campanha de vacinação antirrábica 2016, imunizou 257.655 bichos, superando a expectativa. As Regionais I, V e VI, áreas de maior concentração de animais domésticos, tiveram cobertura acima de 95%, totalizando 162.917 animais protegidos. A campanha encerra-se no dia 12 de dezembro, mas a vacinação segue durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e nas Unidades de Vigilância de Zoonoses, distribuídas nas Regionais, de 8h às 17h.
A Capital está há 13 anos sem registrar casos da doença em humanos, cães e gatos. A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% entre os animais. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), cães, gatos, saguis (soins), raposas e morcegos são os animais envolvidos na maioria dos 151.089 casos de agressões a humanos notificados no Ceará entre 2012 e setembro de 2016. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.
Sucesso
Para o assessor técnico da Célula de Vigilância Ambiental, Nélio Morais, a realização das ações descentralizadas e o dia "D" proporcionaram o sucesso da campanha. "As ações ocorrem durante todo o ano, mas aproveitamos o período para intensificar e garantir a proteção dos animais e da população", reforçou Nélio.
Contudo, ainda neste ano, foi registrado no Ceará um caso de raiva em humano. Um agricultor de 37 anos, morador da zona rural da cidade de Iracema, no Interior do Ceará, foi mordido por um quiróptero (morcego hematófago) no pé esquerdo, enquanto dormia.
Passado um mês do ataque, ele foi internado no Hospital São José de Doenças Infecciosas, em Fortaleza, após ter sido diagnosticado com raiva humana. O Ministério da Saúde enviou ao hospital o medicamento Biopterina para tratamento. A última morte por raiva humana no Ceará foi em 2012, transmitido por um soim, em Barbalha, no Cariri.
Zoonoses
A vítima foi uma criança de 9 anos, que passou por duas semanas internada no Hospital São Vicente de Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza tem intensificado as ações no combate às zoonoses existentes na Capital, o que resultou em uma redução de 47%, dos casos de leishmaniose Visceral, quando comparados ao período de 2009/2012. Já em relação à Leptospirose, doença transmitida pela urina do rato, a redução alcançou 38%, no mesmo período, com um total de 238 casos. Entre as atividades realizadas estão o trabalho educativo e preventivo junto à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário