Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Adolescentes recebem vacina da meningite C

Além das mudanças relacionadas à vacina contra o HPV, o ano de 2017 também trará a ampliação da oferta da imunização contra a meningite meningocócica C, tipo mais comum da doença no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a proteção, que hoje é voltada apenas para crianças nos primeiros meses de vida, passará a ser disponibilizada à faixa etária de 9 a 13 anos a partir do ano que vem até 2020. No Ceará, conforme a pasta federal, 353.854 meninos deverão receber a proteção.

A inclusão na oferta começará pelos adolescentes de 12 e 13 anos em 2017. A cada ano, um novo grupo etário será acrescido em ordem decrescente. Segundo o Ministério, o objetivo de ampliar a imunização é reforçar o efeito da vacina aplicada na infância, cuja eficácia pode diminuir ao longo dos anos.
"Hoje, o esquema da vacina contra meningite C é formado por uma dose aos três meses, outro aos cinco meses e um reforço com um ano de idade. Mas os estudos têm mostrado que ela não tem uma proteção duradoura suficiente para chegar até a adolescência, por isso que chegaram à conclusão de que precisaria de uma dose de reforço mais tarde", afirma a coordenadora de imunizações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Ana Vilma Leite.
Segundo ela, o órgão deve trabalhar a vacinação contra a meningite C juntamente à contra o HPV, já que ambas foram ampliadas para a mesma faixa etária. "Trabalhar as duas juntas é uma forma de ter excelente adesão. No momento em que começarmos a do HPV para meninos, vamos introduzir a da meningite C para meninos e meninas".
Incidência
O infectologista Robério Leite, do Hospital São José, destaca que a meningite C é a mais incidente no País e possui alto nível de gravidade. A doença consiste na inflamação das membranas que revestem o cérebro, causando fortes dores de cabeça, febre e vômito, podendo levar à morte.
No Ceará, a mais recente atualização semanal das Doenças de Notificação Compulsória da Secretaria de Saeúde do Estado, emitida no último dia 11, mostrou um total de 14 casos confirmados de doença meningocócica neste ano, que inclui tanto registros de meningite quanto de infecção generalizada causada pela bactéria conhecida como meningococo. Foram contabilizados sete óbitos, dois a mais que no relatório divulgado na semana anterior.
Leite explica que a imunização de adolescentes é importante e necessária, uma vez que, de acordo com pesquisas científicas, pessoas nessa faixa etária são os principais carreadores das bactérias responsáveis pela doença. "Apesar de que, na nossa curva epidemiológica, a meningite C prevalece mais nos dois primeiros anos de vida, o adolescente é principal carreador da bactéria. Faz todo sentido incorporá-lo no calendário de imunização e isso vai se refletir na redução de casos em todas os grupos etários", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário