Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Campanha de vacinação inclui zonas rurais

Banabuiú/Quixeramobim/Juazeiro do Norte/Barbalha/Iguatu/Sobral. Mobilizar a população para a Campanha Nacional de Multivacinação é a missão das equipes de imunização dos municípios. A campanha teve início na segunda-feira (19) e segue até o fim deste mês. De acordo com o Ministério da Saúde não existe uma meta a ser cumprida. O trabalho é para atualizar a caderneta de imunização, colocando em dias aqueles que estavam com o cronograma de prevenção em atraso. 

Com a população da zona rural, o trabalho tem sido ainda mais estratégico para conscientizar o público alvo.
A presença diária nas localidades da zona rural diminui as chances de baixa adesão. Em Banabuiú, no Sertão Central, onde a maior parte da população está na zona rural, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mantidas diariamente equipes do Programa Saúde da Família (PSF), em cinco postos nas localidades. "Sempre temos vacinas com as equipes nestes pontos e estamos ainda mais atentos neste período de campanha para não deixar faltar nenhuma dose a ninguém", afirmou a secretária de saúde, Patrícia Almeida. O trabalho dia a dia diminui problemas de dosagens em atraso. Mesmo que a adesão do público seja avaliada como positiva, o trabalho a fazer é de continuidade, salientou.
A situação é parecida em Quixeramobim, onde a cobertura nos distritos é de quase 100%, conforme a coordenadora de imunização, Luciana de Figueiredo. "Nós não centralizamos as vacinas apenas nas unidades básicas da sede. As equipes levam as doses até as comunidades".
Cariri
Em Juazeiro do Norte e em Barbalha, médicos e enfermeiros também visitam sítios e pequenos vilarejos longe da zona urbana. A avaliação que fazem é que ainda é cedo para dizer se a adesão tem sido boa, mas o trabalho contínuo nestes lugares dá a eles a garantia de um bom retorno. "Não deve haver gente a completar a caderneta de vacinação porque esse acompanhamento é feito dia a dia com os agentes de saúde e todo mundo conhece todo mundo", afirmou a coordenadora de imunização de Juazeiro do Norte, Márcia Rodrigues.
Centro-Sul
A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Iguatu, Cleide Amorim, disse que os estoques estão em dia e há doses suficientes. "A campanha começou na segunda-feira em 30 unidades do PSF. Se houver necessidade, faremos busca ativa e convocaremos pais para levarem seus filhos aos postos de vacinação", disse. Nas cidades de Quixelô e Deputado Irapuan Pinheiro, equipes vão se deslocar para áreas mais isoladas para facilitar o acesso das crianças e adolescentes às vacinação.
Zona Norte
Em Sobral, os trabalhos também não se limitam aos postos da sede. Equipes de enfermagem foram orientadas a percorrer as ruas dos bairros, em visitas casa a casa, para avaliar a situação dos cartões de vacina, além da própria imunização. Quem preferir ir até a cidade, vai encontrar 35 postos de vacinação.
Foi em um deles, no bairro Terrenos Novos que a dona de casa Letícia Venâncio aproveitou a campanha para vacinar a filha Gabriele, de dois anos e quatro meses. A criança havia perdido a última vacinação por conta de uma viagem com a família. "Eu acabei deixando passar, mas sempre me preocupei com essa situação. Agora resolvi deixar tudo em dia para ela não ter nenhum problema", afirmou.
No total, serão disponibilizadas 19 vacinas. Os municípios trabalham com as doses que já têm em estoque e receberam reforços para garantir que não vai faltar. Para Ana Vilma Braga, coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a campanha é importante, pois destaca o papel da continuidade de prevenção durante a vida. "É importante incentivar a continuar se vacinando. Terminando o ciclo de criança, tem que continuar tomando os reforços, inclusive na adolescência. É uma campanha de atualização, reforço", explicou.
Mais informações:
Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)
Av. Almirante Barroso, 600
Praia de Iracema - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.5123

Nenhum comentário:

Postar um comentário