Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Temporada de ventania é antecipada no Sertão

Quixadá. Chegou mais cedo a temporada de ventos fortes. No Estado, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, nestes últimos dias, rajadas com velocidade de até 25 Km/h.

Neste Município, o fenômeno proporciona maior conforto térmico, diante das altas temperaturas que se verificam no Sertão Central.

Mais comuns nos meses de agosto e setembro, as rajadas, ocasionadas pelo vento Aracati, são sempre esperadas pelo sertanejo nos dias mais quentes para se contrapor às temperaturas que variam de 37 e 40 graus centígrados. O vendaval costuma ser ainda mais forte na parte da tarde, quando até redemoinhos são formados. O meteorologista da Funceme Raul Fritz explica que a redução da nebulosidade e o deslocamento de um sistema de alta pressão atmosférica influenciam na ocorrência do fenômeno.
"Esse sistema está agindo em direção à região Nordeste e esse posicionamento favorece a formação os ventos", destaca Fritz. Ele também explica que o inverno nesta parte do globo terrestre é um fator que contribui para as ventanias. "Temos que lembrar que estamos no inverno no hemisfério sul e, por isso, já tivemos muitas baixas as temperaturas nesse período aqui no Ceará", lembrou.
Para os próximos meses, a Funceme explica que a famosa brisa vai ganhar força até chegar o mês mais ventilado, setembro, mas a variação não é muito rápida. Com isso, pode garantir a continuidade do clima ameno por mais alguns dias. "Mas uma hora vai diminuir e atuar com força novamente somente entre agosto, podendo ir até outubro", completou Fritz.
Voos interrompidos
Para os praticantes de voo livre de Quixadá, a temporada interrompe a rotina no Sertão Central. Paulo Rocha, especialista em voo livre e praticante há mais de 35 anos, conta que, nos últimos dias, o perigo dos ventos tem deixado a rampa fechada, interrompendo as atividades esportivas. "Tem dias que não dá pra decolar de tão forte. Eu fecho a rampa porque fica muito perigoso, principalmente para parapente por motivos de segurança", afirma. Até que a temporada seja aliviada, é preciso cautela para quem decide se arriscar. "Vamos esperar começar em outubro e novembro para começar o trabalho e, enquanto isso, estamos decolando cada vez mais cedo", conclui.
No ano passado, a velocidade média das rajadas chegou a 60Kmm/h em cidades próximas à região litorânea. Mais para o Interior vai diminuindo a força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário