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quinta-feira, 16 de junho de 2016

Mulheres ainda estão à frente das tarefas do lar

As mulheres brasileiras não lutam pela igualdade de gênero apenas no mercado de trabalho, dentro de seus próprios lares é destoante o desequilíbrio na divisão de tarefas domésticas. No País, 70,8% das mulheres garantem que são as principais responsáveis pela organização da casa, ou seja, em colocar as coisas no lugar, limpar os cômodos, lavar a louça, etc. É que o mostra um levantamento realizado, em todas as capitais e no interior do País, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A pesquisa, realizada somente com mulheres casadas ou em união estável, aponta ainda que com uma divisão tão desigual, 57,7% das entrevistadas se sentem sobrecarregadas para realizar as atividades de casa. O protagonismo na hora de arrumar a casa fica 80% das vezes sob responsabilidade da mulher, percentual semelhante para os cuidados com a roupa (83%), limpeza da casa (75,8%), alimentação (77,1%) e criação dos filhos do casal (63,8%).
Briga por dinheiro
O levantamento ainda constata que muitos relacionamentos amorosos podem acabar em brigas quando o assunto é dinheiro. Na opinião das mulheres casadas o motivo mais citado para brigas dentro de casa é a forma com que elas e seus cônjuges gastam o dinheiro, mencionado por 37,5% das entrevistadas.
Em segundo lugar, com 31,5% de menções, está a falta de dinheiro. Essas duas razões ficaram à frente, inclusive, de outras respostas polêmicas como, divisão das tarefas domésticas (25,7%), ciúmes (19,6%), a forma de educador os filhos (17,1%) e a ingestão de bebidas e cigarros (14,6%).
"Muitos casais enfrentam dificuldades para chegar a um consenso sobre os hábitos de consumo de um e de outro e também sobre a melhor forma de administrar as finanças da família. Uma boa dica é separar uma quantia mensal do orçamento para que cada um possa fazer seus gastos individuais, sem a interferência do outro. Isso ajuda até na manutenção da autoestima, pois cada um vai se sentir responsável em fazer bom uso deste dinheiro", explica o educador financeiro da plataforma online 'Meu Bolso Feliz', José Vignoli.
Roupas e calçados
Além de identificar o papel do dinheiro no relacionamento conjugal, o levantamento procurou traçar o comportamento de compra das mulheres brasileiras. A pesquisa revela que as compras pessoais que envolvem os maiores gastos do público feminino são as roupas e calçados (60,9%), seguidos pelos produtos para o cabelo (45,9%). Itens para os cuidados com a casa (39,4%), perfumes (37,5%), alimentação fora de casa (32,0%), lanches, doces e salgadinhos (28,6%) e roupas íntimas (26,7%), completam a lista.

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