Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Fuja da armadilha das taxas de juros elevadas

Fortaleza/São Paulo. Os juros médios no cartão de crédito subiram para 441,76% ao ano em maio e se mantiveram no maior patamar desde outubro de 1995, de acordo com levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado ontem. A taxa mensal foi de 15,12%. Em abril, a taxa média era de 435,58% ao ano (15,01% ao mês). Assim, houve uma alta de 6,8 pontos percentuais entre abril e maio, na taxa anual. Diante de juros cada vez maiores, o consumidor deve fugir das consequências do crédito a custo exorbitante.

A alta é reflexo, entre outras causas, do aumento da inadimplência provocado pela inflação pressionada e pelo desemprego crescente. Esses fatores fazem com que os bancos aumentem os juros para compensar possíveis perdas com calote, diz Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da Anefac.
A previsão é que a inadimplência só recue a partir de 2018. Antes, esperava-se que os calotes começassem a diminuir no ano que vem. Atualmente, cerca de 60 milhões de pessoas estão com o nome sujo no País, de acordo com dados da empresa de informações financeiras Serasa Experian.
41% com atrasos
Pessoas que não conseguem contratar empréstimos e que tinham, no total, R$ 256 bilhões de dívidas em atraso, seja com bancos, financeiras, lojas ou com concessionárias de luz, água e telefonia, representam 41% da população com mais de 18 anos no País. "Tendo em vista o cenário econômico atual que aumenta o risco de elevação dos índices de inadimplência, a tendência é que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses", diz o diretor da Anefac.
Cheque especial
No cheque especial, os juros passaram de 267,64% em abril para 270,82% em maio, nível mais elevado desde julho de 1999. Ao mês, a taxa foi elevada para 11,54%. Os juros médios para pessoa física subiram para 7,96% em maio e se mantiveram no maior patamar desde novembro de 2003.
Pessoa jurídica
Os juros médios cobrados de empresas registraram alta em maio, passando para 4,62% ao mês (ou 71,94% ao ano). As três linhas de crédito analisadas tiveram juros maiores. No capital de giro, os juros subiram de 2,68% ao mês em abril para 2,69% em maio. Já a taxa de desconto de duplicatas avançou para 3,14% ao mês. A conta garantida passou de 7,95% ao mês em abril para 8,03% ao mês em maio.
Fique atento
1. O limite do cartão de crédito não deve ultrapassar 50% do salário ou ganho mensal;
2. Ao fazer parcelas fixas, é preciso ter consciência que está comprometendo os meses futuros do orçamento;
3. O erro capital em relação ao cartão é pagar a parcela mínima; isso deve ser evitado; pelos altos juros;
4. Evite o pagamento de anuidade do cartão. Hoje, é possível encontrar cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção;
5. Se tiver apenas um ganho mensal, deverá ter apenas um cartão de crédito;
6. Aproveite os benefícios que o cartão de crédito pode oferecer, sejam prêmios ou milhagens;
7. Caso não consiga pagar a fatura é preciso fazer, um diagnóstico financeiro;
8. Ao parcelar no cartão de crédito, haverá pagamento de juros em cada prestação;
9. Poupe dinheiro, compre à vista e peça descontos.
10.O cartão utilizado sem consciência promove compras por impulso. Por isso, cuidado!
Fonte: Reinaldo Domingos presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário