Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Estado já têm confirmados 123 casos de microcefalia

O Ceará já soma 123 casos confirmados de microcefalia e alterações do sistema nervoso central desde outubro de 2015, quando as notificações foram das anomalias foram intensificadas. Os índices foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde. Há ainda outros 177 casos sob investigação, enquanto outros 209 foram descartados.
Do total de casos confirmados, até o momento, 14 são associados à infecção por vírus zika, de acordo com critérios laboratoriais. Contudo, o Ministério da Saúde aponta que os dados não representam adequadamente a totalidade do número de casos relacionados ao vírus.

 O órgão considera que a maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico de microcefalia foram infectadas pelo zika.
Até o momento 21 mortes foram confirmadas por conta de microcefalia, 10 das quais tiveram identificação do vírus zika em tecido fetal. Outros 14 óbitos estão sob investigação.
Até o momento, Fortaleza é a cidade com maior índice de óbitos por conta da anomalia, com oito vítimas. Canindé vem em seguida, com duas mortes. Acarape, Crateús, Granja, Iguatu, Ipaumirim, Maracanaú, Morrinhos, Quixeramobim, Russas, Tejuçuoca e Tururu tiveram um óbito cada.
Tratamento
O Governo do Estado já conta com 10 Núcleos de Estimulação Precoce para o tratamento de crianças com distúrbios neuropsicomotores. O último deles foi inaugurada no dia 9 de junho, na policlínica regional de Sobral, garantindo atendimento especializado a crianças de 0 a 3 anos de idade com diagnóstico de microcefalia, síndrome de down, paralisia cerebral, entre outras doenças neurológicas. A intenção do Governo é descentralizar os serviços de saúde, de maneira que as crianças possam ter garantia de tratamento próximo às suas famílias. Dessa forma, a ideia é implantar Núcleos de Estimulação Precoce em todas as policlínicas.
Em Sobral, 19 crianças recebem o tratamento, sendo acompanhadas por equipe multiprofissional. Dessas, 13 têm diagnóstico de microcefalia.
Além de Sobral, as policlínicas que também têm o serviço implantado são Caucaia, Barbalha, Russas, Sobral, Baturité, Camocim, Tianguá, Crateús, Limoeiro e Pacajus. As equipes multidisciplinares incluem fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e pediatra ou neuropediatra.
A iniciativa da criação dos Núcleos de Estimulação Precoce partiu do Governo do Estado em parceria com o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário