Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Doce cearense encanta a TV

Chance de ter o trabalho amplamente reconhecido; aperfeiçoar as próprias criações; abrir horizontes e conquistar novos clientes. São esses os motivos que levam talentos da confeitaria local a se aventurarem em diferentes realities shows da TV brasileira. Apesar de nem todos saírem vencedores, comentam que se sentiram recompensados pela coragem de dizer "sim" para mostrar o rosto e a personalidade na cozinha, em rede nacional.

Rodrigo Portela, 38, inscreveu-se em maio de 2015 para uma edição do "Que Seja Doce", do GNT, o qual vai ao ar no próximo dia15 de junho, às 19h30. Mas até saber que iria gravar a participação (em setembro), revela que passou por uma peneirada. Recebeu uma ligação e, em seguida, um e-mail, com questionário sobre como se comportaria na cozinha.
"Queriam saber, por exemplo, o que faria com alguns ingredientes. Se tivesse chocolate, laranja e duas horas, o que criaria? Pediram também fotos de pratos exclusivos meus e enviei Verrine com Creme de Abacaxi, Ganache e Capim Santo, além de opções de cheesecakes e bolos", detalha.
Representante comercial, Rodrigo decidiu, em 2014, levar a sério a paixão por gastronomia. "Costumava cozinhar em casa, como hobby. Depois para os amigos e, em seguida, para amigos de amigos. Até que resolvi fazer o curso de capacitação em Gastronomia do Senac, de 860 horas. Lá conheci a Anna (chef Anna Paula Rezende), que foi minha professora e participou também do 'Que Seja Doce' antes de mim. Ela me deu pilha para que me inscrevesse".
Como o reality ainda vai ao ar, o cearense não tem autorização de dar detalhes de sua participação, mas garante ao Zoeira que a experiência foi incrível.
"Realmente temos só 1h30min para completar a prova. Em cima da bancada ficamos olhando um relógio e os jurados não deixam que passemos um minuto sequer do limite. O feedback deles é construtivo", destaca Rodrigo, acrescentando que o próximo passo é concretizar o projeto de "personal chef".
"Uma amiga minha me chamou para coordenar um jantar de aniversário e deu certo. Cuido da entrada, prato principal, sobremesa e da harmonização. Mas sozinho dá muito trabalho porque tenho o meu emprego. Estou fechando parceria com um amigo, estudante de Gastronomia. Com outra pessoa tem tudo para a ideia ir adiante", torce Rodrigo, frisando, ainda, que a expectativa para o programa do dia 15 só aumenta. "Convoquei a torcida de familiares e amigos. O pessoal quer vir aqui pra casa e montar um telão no salão de festas. Vamos ver".
Mestre confeiteira
Professora de Rodrigo, sempre pronta a passar seus conhecimentos, Anna Paula Rezende, 50 anos, paraense radicada em Fortaleza, encanta pelos seus quitutes que são um festival de cores, sabores e formatos. Ela é dona da Anna Paula Doceria Contemporânea e o forte do estabelecimento é proporcionar experiências diferentes para quem gosta de doces. A ideia é abrir a mente e se permitir deliciar-se com chocolates com recheio de lavanda; pimentão com maracujá; cajá com caramelo, entre outros.
Inclusive, Anna Paula foi participante do "Que Seja Doce", em 2015, e marcou o reality por sua espontaneidade e ousadia. Ela havia ganho o título de "Mais Doce" na primeira fase, mas, por "bater" de frente com os jurados, Lucas Corazza, Carole Crema e Roberto Strongoli, acabou ficando com a segunda colocação na edição "Doçura".
"Bronze sugeriu que eu usasse frutas vermelhas no doce '100% sem açúcar. Disse que isso era muito óbvio e que a gente já nasceu tomando Danoninho. Frisei que ia fazer uma opção utilizando lavanda como ingrediente porque não estava ali para agradá-lo, mas para me mostrar. Aquilo foi muito polêmico. Enfrentei eles. Se você assiste ao programa, vê que sou elogiada, mas que acabo perdendo a primeira colocação para um cara que faz uma torta de maçã horrorosa", desabafa.
De qualquer forma, Anna agradece a participação e diz que até hoje as pessoas vão à sua loja para provar a mousse de iogurte com lavanda. "É o item que mais tem saída aqui da loja. Ninguém acredita que não tem nenhum pouco de açúcar", explica.
Campeã
A Sous Chef de Confeitaria, Marina Araujo, 25 anos, participou e sagrou-se campeã do episódio "Lavagem do Bonfim" (a maior festa de Salvador, depois do Carnaval), também do "Que Seja Doce", no final de maio.
"O primeiro prato que apresentei foi uma Canjica na Baba de Moça de Tangerina, com Telha de Queijo Coalho e Farofinha de Amendoim. O segundo foi um Arroz Doce Perfumado com Crocante de Castanha. Não imaginava que fosse ganhar. Fui ao programa para testar a minha capacidade profissional. Metade de mim era medo. A outra era coragem. Como sou muito otimista, confiei na metade mais corajosa de mim! E acabou dando certo (risos)".
Marina é Sous Chef de Manuela Weyne, Chef Patissier responsável pela Doceville. "Isso quer dizer que sou braço direito dela, responsável pela cozinha da fábrica de produtos que vão para a loja, as encomendas e os bolos que vão para a cozinha de bolos personalizados. Ou seja, coordeno as confeiteiras, salgadeiras, o estoque, a logística... É puxado, mas não estou sozinha e tenho próximo a mim uma equipe muito boa! Estou muito feliz. O cansaço muitas vezes é só um detalhe", confessa.
Melhor pudim
A coragem e a influência dos amigos fieis foram o que levaram o casal Lia, 34, e Rui Palácio, 35, a enviar a ficha de inscrição com a opção do pudim de Gianduia (Nutella) para o concurso "O Melhor Pudim do Brasil", do programa "Mais Você", de Ana Maria Braga. "Nem sonhávamos que ficaríamos entre os finalistas. Foram 4.600 receitas. Tiramos o segundo lugar".
Lia e Rui trabalham com o "Seu Pudim" há apenas um ano e meio e o concurso só contribuiu para propagar o nome da marca. "Pudim é o doce que remete ao carinho da infância. Lembra casa de mãe e avó. Difícil quem não se sinta aconchegado com essa delícia", diz Rui. Atualmente, eles trabalham com 12 tipos do doce: leite, calda de morango, leite sem lactose, limão siciliano, café, doce de leite, chocolate belga, nutella, leite ninho, licor, romeu e julieta e limão sem lactose.
As encomendas podem ser feitas nos tamanhos P, M e G e também em forminhas para festas, com no mínimo 30 unidades. "Nosso diferencial é a textura e o sabor. Estamos sempre na cozinha, testando, desenvolvendo o melhor para os clientes. Hoje nossas redes têm quase sete mil seguidores e nosso trabalho é feito com muito amor", diz Lia.
Mais informações
Anna Paula Doceria Contemporânea
Rua Dr. José Lourenço, 1096
(85) 3181.9190
Doceville
Rua Joaquim Siqueira, 64, Aldeota
(85) 3046.7777
Facebook: bit.Ly/doceville
Rodrigo Portela
Instagram: @rodrigoportela
Seu Pudim
(85) 3055.4950

Nenhum comentário:

Postar um comentário