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quarta-feira, 29 de junho de 2016

44% dos consumidores aderem a cartão de loja

Já se tornou uma prática comum, ao entrar em uma loja de departamento, o cliente ser abordado por funcionários oferecendo cartões próprios dos estabelecimentos.

Essa estratégia ajudou com que 44,5% dos brasileiros optassem pelo uso do cartão de loja, como uma opção para o acesso ao crédito, ou mesmo, pelos benefícios que ele oferece, é o que aponta o levantamento realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A principal motivação ao adquirir o crédito, para 38,1% dos clientes, foi poder fazer mais compras. A modalidade de pagamento foi adquirida por 46,9% das pessoas após receberem a oferta do próprio varejista, enquanto que 38,8% fizeram a solicitação nas lojas.
Apesar da opção parecer atrativa, o consumidor deve ficar atendo, encarando com receio a facilidade de conseguir crédito no cartão de uma loja, explicou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. "Caso a pessoa tenha feito uma boa análise sobre a pertinência de mais uma modalidade de crédito no orçamento pessoal, o novo cartão pode até ajudar na compra de novos produtos, mas caso o histórico seja de descontrole nos gastos, talvez seja melhor não utilizá-lo", explica Kawauti.
Uso excessivo
A pesquisa mostra ainda que, no momento que adquiriu o cartão, três em cada dez (29,9%) usuários não analisaram as tarifas ou juros cobrados e 40% não sabem dizer o número de parcelas ainda não pagas de compras realizadas com o cartão de loja.
O uso excessivo ou sem controle do cartão de loja, fez com que 25,7%, dos que o utilizaram, ficassem com o nome sujo em algum momento pelo não pagamento das faturas, deste total, 6,4% ainda estão negativados.
Crediário ou carnê
O crediário e o carnê ainda são um opção bastante utilizada, como outra alternativa de crédito aos consumidores. Cerca de 29,9% utilizam essas formas de pagamento, sendo que 48% possui em média 1,7 carnês ou crediário atualmente e a contratação do serviço foi feita principalmente por meio da solicitação à loja (58,5%). As principais motivações para ter esse tipo de serviço é poder comprar mais (42,3%) e realizar um sonho de consumo (20,2%).
O levantamento mostrou também que o cartão de loja, o crediário e o carnê são utilizados, principalmente, para compras de roupas (75,0%), calçados (64,0%) e eletrodomésticos (34,3%), sendo que 17,6% fazem compras parceladas através destes meios ao menos uma vez por mês. Questionados sobre as principais vantagens das três modalidades, a maior parte dos consumidores cita a possibilidade de parcelamento (28,5%) e a segurança de não precisar andar com dinheiro (15,3%).

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