Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2016

20 mil fiéis louvam Santo Antônio

Barbalha. Milhares de fiéis tomaram as principais ruas deste município, no Cariri cearense, na tarde de ontem, para participarem da procissão que marca o encerramento da Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
Ao som de cânticos e orações em louvor ao "santo casamenteiro" e, animados pela banda de música da cidade, os quase 20 mil católicos percorreram diversas ruas, até a chegada à matriz que leva seu nome, no Centro.

Essa foi a 306ª festa alusiva ao padroeiro e a primeira após ter sido considera Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para o secretário da Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, este foi um momento histórico para o Município, com a inserção da festa no cenário nacional, como Patrimônio Cultural Brasileiro. "Sinto-me muito feliz por estar vivenciando este momento tão importante da nossa história", pontuou.
O pároco da matriz, Cícero Alencar, lembra que neste ano, está sendo celebrado o ano da misericórdia e o tema da festa escolhido para reflexão foi "Santo Antônio nos conduz à Misericórdia do Pai". Todos os dias, foram realizados os noitários nas comunidades, missas e, na parte social, os leilões, quermesses, no entorno da Matriz.
A festa em comemoração a Santo Antônio de Pádua ocorre desde o fim do século XVIII, quando foi erguida uma capela em devoção ao santo, dando origem à cidade de Barbalha. Os festejos são marcados, ainda, por apresentações de grupos regionais, atrações musicais e, o festival regional de quadrilhas, realizado na última quinta e sexta-feira, com prêmios e troféus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário