Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Caem 12% casamentos entre pessoas do mesmo sexo


Maria Elizabete Braga e Júnia Oliveira estavam juntas há seis anos e, no ano passado, resolveram formalizar a união em um cartório de Fortaleza, garantindo, assim, direitos plenos para as duas e para a filha adotiva de dois anos. Elas representam o universo de 162 casamentos de pessoas do mesmo sexo realizado no Ceará em 2014. Mas o número é 12% menor do que os 184 legalizados em 2013. 

Os dados fazem parte das estatísticas Registro Civil 2014, divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A gente decidiu casar em razão dos direitos adquiridos. Representa uma maior segurança", afirmam.
Em Fortaleza, segundo o instituto, o total de casamentos entre mulheres diminuiu mais ainda em um ano. Foram 89, em 2013, e 25 no ano passado. Uma queda de 72%. Em relação ao Brasil, os casamentos entre mulheres no Ceará ocupam a 8ª posição. São Paulo está em primeiro, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Entre os homens, o Ceará está em 7º lugar. São Paulo lidera, Rio de Janeiro, em segundo; Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Segundo a gerente das pesquisas sociais da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Cristiane Moutinho, o período de apenas um ano não é ideal para se avaliar o comportamento. Nesse sentindo, a redução no Ceará ou o aumento, em média, no Brasil, ainda não significa uma tendência. É preciso, sem dúvida, assegura, mais tempo para se analisar o assunto.
Gênero
A coordenadora do Núcleo de Gênero, Idade e Família, da UFC, Maria Dolores Mota, concorda com a avaliação do Instituto. "Para analisar tendências de comportamento precisamos de um tempo, alguns anos, para compor uma série histórica. Inclusive porque temos que considerar a existência prévia de uma população que esperava as condições para formalizar a sua união, seja no sentido de possibilidade legal e institucional, seja no sentido de uma aceitação social dessa formalização", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário