Os serviços pagos de streaming de TV vêm crescendo mais rápido no Brasil do
que em qualquer outra região do mundo, e uma grande porcentagem de
consumidores, 79%, pretende usar serviços de TV
via internet neste Natal. Esse é o resultado de uma recente
pesquisa feita pela Research
Now, comissionada pela Paywizard,
especialista em administração de assinantes de TV paga. De acordo com a
pesquisa, 29% dos brasileiros já usam serviços pagos de streaming, como Clarovideo, Esporte Interactive Plus e
InifiTV, e um adicional de 50% dos consumidores pretendem
assinar esses e outros serviços até o Natal.
Netflix é o serviço de TV via internet mais usado no Brasil entre as 29 milhões de residências que contam com conexão banda larga fixa.
Netflix é o serviço de TV via internet mais usado no Brasil entre as 29 milhões de residências que contam com conexão banda larga fixa.
Os
consumidores brasileiros são os mais receptivos em relação à TV via internet
quando comparados a cinco outros países do mundo pesquisados. A tendência vem
sendo alavancada por uma comunidade de assinantes que cresce rapidamente, além
da concorrência ativa e das promoções agressivas, como a da Clarovideo, que
oferece sua assinatura mensal de serviços de TV via internet pelo equivalente a
US$ 4,96, menos da metade do preço de uma assinatura padrão do Netflix nos EUA.
Além do streaming, os brasileiros serão os que mais assistirão à TV em
dispositivos móveis neste Natal, com 1/3 dos consumidores usando celular para
assistir a TV e 1/4 assistindo via tablet.
Essas
descobertas são parte de uma pesquisa global que destaca que os serviços de TV
via Internet serão a grande estrela entre os consumidores de todo o mundo neste
Natal, com 52% dos espectadores planejando usar algum serviço de TV online
durante a época festiva. A pesquisa, que avaliou o comportamento de
consumidores na Austrália, Brasil, Alemanha, Cingapura, Reino Unido e Estados
Unidos, perguntou a esses consumidores como eles pretendiam assistir à TV nessa
época natalina, quais serviços de TV eles preferem e quais dispositivos
pretendem usar.
Os
consumidores brasileiros, em comum com outras regiões pesquisadas, não
pretendem ficar com seus provedores de serviços de TV via internet, e 29% dos
entrevistados disseram que deixarão o provedor em até 6 meses.
-
Embora o uso de dispositivos
móveis esteja em
alta, 84% dos brasileiros afirmaram que irão assistir à TV em um aparelho
convencional de TV neste Natal.
- 67%
dos brasileiros consideraria a hipótese de assinar mais de um serviço de
streaming neste Natal.
- Os
brasileiros são mais influenciados pelo conteúdo específico, com 52% afirmando
que assinaram um serviço de streaming porque “esse serviço tem uma série/filme
que eu quero assistir” – o maior percentual de toda a pesquisa.
-
Homens com mais de 55 anos são os que mais assistirão à TV nessa época
natalina, planejando assistir a mais de 20 horas de TV por semana.
“O
Brasil é uma das regiões do mundo onde a TV via internet tem o mais rápido
crescimento. Com uma população de mais de 200 milhões de habitantes e um
crescimento anual de assinantes da internet na faixa dos 7%, um dos mais
rápidos do mundo, vem crescendo a oportunidade de os brasileiros desfrutarem
serviços de TV em qualquer lugar. Mas as operadoras de TV precisam ser mais
criativas, no que diz respeito ao conteúdo e aos modelos comerciais para
conquistar o que ainda pode ser considerado um território relativamente
inexplorado, se comparado aos mercados saturados dos Estados Unidos. Elas
precisam considerar como podem conquistar melhor os assinantes para reduzir os
altos índices de rotatividade e alavancar os lucros”, afirma Bhavesh Vaghela,
diretor de Marketing da Paywizard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário