Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

Anvisa suspende publicidade irregular de 21 produtos detox

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta segunda-feira (20) a publicidade de 21 produtos detox. Para a agência, as informações divulgadas pelas empresas atribuem "propriedades funcionais e de saúde não permitidas para esses produtos".
A suspensão foi publicada no "Diário Oficial da União". A medida atinge produtos como suplementos vitamínicosshakes sucos tidos como "detox", e fabricados por sete empresas: Nutrigold, Sanavita, Smart Life, Vila Ervas e Alimentos, Viver Leve, Tiaraju e Healwheel Brasil.

Entre as informações publicitárias até então veiculadas no site das empresas e agora vetadas, estão mensagens que alegam efeitos emagrecedores e de redução de celulitesflacidez,rugas estrias.
Aos produtos também eram atribuídas funções de prolongamento do bronzeamento, fortalecimento de músculos e ações "anti-inflamatórias", "além de auxiliar na fixação do cálcio dos ossos" -funções que, de acordo com a agência, configuram publicidade irregular.
Segundo a Anvisa, esses produtos são registrados como alimentos, e por isso, não podem alegar propriedades terapêuticas.
Empresas já tomam providências
Em nota, a empresa Sanavita afirma que segue todos os padrões exigidos pela Anvisa e a divulgação considerada irregular dos sucos "detox" Verão, Green, Goji, Pink e Red "já havia sido retirada do site mesmo antes dessa solicitação". A empresa diz ainda que todos os produtos estão regularizados no Ministério da Saúde e são produzidos "para o incentivo de uma vida mais saudável".
As empresas Tiaraju, NutriGold e Smart Life informam que estão tomando providências para adequar os materiais publicitários, suspender a divulgação irregular e atender às determinações da Anvisa em relação aos produtos citados.
Já a empresa Viver Leve, responsável pelos produtos da linha Total Detox, afirma que ainda não foi notificada pela Anvisa sobre o caso.
A reportagem também procurou as empresas Vila Ervas e Healwheel Brasil -conhecida pela marca DetoxSlim- no fim da manhã desta segunda-feira, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário