A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fez uma recomendação às companhias aéreas brasileiras. Elas devem manter, durante todo o tempo de um voo, dois tripulantes da cabine de comando.
Segundo a agência, a recomendação está em consonância com outras autoridades reguladoras pelo mundo. Além da presença dos dois tripulantes, um deles deve ser necessariamente um piloto.
Após a queda de um avião da companhia alemã Germanwings na terça-feira passada (24), que teria sido derrubado propositalmente nos Alpes franceses pelo copiloto Andreas Lubitz, a medida também foi tomada pela Easa(Agência europeia de aviação civil). O acidente deixou 150 mortos.
Segundo as investigações, o piloto teria deixado a cabine para ir ao banheiro, mas quando retornou não teria conseguido entrar pois a porta estava trancada. Andreas Lubitz, o copiloto do voo, teria trancado a porta e acionado o botão que fez a aeronave descer até cair nos Alpes.
A medida é apenas uma recomendação da Anac. "A Anac ressalta que essa recomendação poderá ser revisa em função de sua execução ou e novas informações sobre o acidente com o voo 4U-9525".
A Gol, Azul e a Avianca devem implantar a recomendação nos próximos dias. Já a TAM realiza o procedimento desde 2011 e mantém dois tripulantes na cabine durante todo o voo.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/anac-recomenda-que-dois-tripulantes-sejam-mantidos-em-cabine-de-voo-1.1257652
Nenhum comentário:
Postar um comentário