Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Professores da rede pública ganham mais que os da rede privada, segundo pesquisa nacional

Os salários de professores da rede pública são, em média, melhores do que os pagos por escolas particulares. A informação é do jornal O Globo, publicada nesta segunda-feira (30), baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo IBGE.
A mudança, de acordo com os dados, ocorreu em 2011. Em 2002, um docente da rede privada recebia, em média, 18% a mais que o da rede pública, em uma jornada de 40 horas semanais. Segundo os últimos dados da Pnad, de 2013, o rendimento médio de um professor da educação básica na rede pública é 6% maior do que na rede privada.

A melhoria dos salários no setor público foi visualizada no ensino médio e no segundo segmento do ensino fundamental. No período entre 2002 e 2013, os profissionais da rede privada viram os salários diminuirem, considerando a inflação da época, enquanto os da rede pública resgistravam aumentos reais.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps, acredita que a Lei do Piso Nacional do Magistério contribuiu para o aumento nos rendimentos do setor público. "Enquanto os salários da rede privada são reajustados normalmente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o piso variou entre 2011 e 2014 algo em torno de 78%, para uma inflação que não chega à metade deste percentual", disse ao O Globo.
No setor estatal, os salários também são mais homogêneos. No Rio de Janeiro, por exemplo, algumas escolas privadas pagam R$ 60 por hora de aula ao professor, enquanto outras só pagam o piso, de R$ 15. Pesquisas como o estudo realizado por Samuel Pessoa, Fernando Barbosa Filho e Luis Eduardo Afonso, da FGV e da USP, apresentado em 2007, já mostravam que em alguns pontos, como as regras de aposentadoria, que a carreira no setor público é mais vantajosa que no setor privado.
Porém, para Deschamps, são necessários ajustes na Lei do Piso, como mudanças no cálculo do reajuste e mais recursos da União.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/professores-da-rede-publica-ganham-mais-que-os-da-rede-privada-segundo-pesquisa-nacional-1.1256051

Nenhum comentário:

Postar um comentário