Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Prazo acaba no próximo mês

Motoristas de todo o Ceará têm apenas mais um mês para fazer a substituição dos extintores de incêndio automotivos com carga de pó BC, presentes em veículos antigos, pelo modelo ABC.

A troca, estabelecida pela resolução 333 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro do ano passado, teve prazo prorrogado no início de janeiro, após o produto ter se esgotado nas lojas. Inicialmente marcada para o dia 1º de janeiro, a exigência do equipamento só ocorrerá a partir do próximo dia 1º de abril.De acordo com o Contram, veículos automotores, elétricos, reboque e semirreboque estão sujeitos à medida. Segundo os órgãos de trânsito, o extintor ABC oferece maior segurança, pois apaga incêndios em materiais sólidos, como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos.

O modelo BC é eficaz somente contra incêndios em materiais elétricos energizados (baterias e fiação elétrica) e em combustíveis líquidos.

Dificuldades

A resolução que determina a obrigatoriedade do equipamento foi aprovada em 2009, mas só passaria a valer neste ano. No entanto, devido à alta procura registrada nos últimos meses, o produto entrou em falta no comércio. Diante das dificuldades relatadas pelos motoristas, o prazo para a troca foi prolongado por mais 90 dias.
Faltando um mês para a data limite, quem não se adequou à lei deve correr. Prejudicado pelo fim dos estoques, o autônomo Samuel Alves é um dos condutores que ainda precisam fazer a substituição. De acordo com ele, o equipamento já voltou a constar nas lojas. No entanto, agora, o maior problema encontrado é o preço.
"Depois que houve a prorrogação, fui procurar e o preço tinha aumentado muito. Pelo menos nos locais onde procurei, o valor tinha dobrado", diz. Mesmo com o contratempo, Samuel reitera a necessidade de seguir a determinação. "Já estava me organizando para fazer a revisão do carro e trocar o extintor em março. Só vou torcer para encontrar um preço mais acessível", observa.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sem equipamento obrigatório ou com o mesmo ineficiente ou inoperante é considerado infração grave, acarretando multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Também haverá retenção do veículo para regularização.
No início de janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) anunciou que, em virtude da falta do extintor ABC no mercado, os veículos abordados pelo órgão passariam apenas por fiscalização educativa. A menos que o prazo seja prorrogado novamente, a partir do dia 1º de abril, as ações de vistoria devem ocorrer de forma normal.

Vanessa Madeira
Repórter

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/prazo-acaba-no-proximo-mes-1.1233408

Nenhum comentário:

Postar um comentário