Com medo de sofrer traumas na cabeça, Chris Borland, jogador de futebol americano do San Francisco 49ers, decidiu abandonar o futebol americano. Após ter feito uma temporada de destaque como estreante na NFL (principal liga norte-americana), ele decidiu se aposentar aos 24 anos. O clube anunciou a decisão do atleta na noite desta segunda-feira (16).
Em entrevista ao programa "Outside the Line", da ESPN, Borland disse que gostaria de fazer o melhor por sua saúde. Entre os estreantes do time na NFL, ele tinha o mais alto número de "tackles" --108--, o que lhe dava o status de jogador promisssor.
"De tudo que pesquisei e pelas minhas experiências, eu não acho que o risco vale a pena", disse Borland.
"Eu me sinto da mesma forma, tão bem quanto sempre estive. Para mim, é uma questão de ser proativo. Fico preocupado que se você esperar até ter sintomas, será tarde demais", completou.
A NFL declarou em nota que respeita a decisão de Borland, completando que a decisão de praticar qualquer esporte é pessoal. A liga também destacou que o futebol americano nunca foi mais seguro, apontando evolução com mudança de regras, técnicas de "tackle", equipamentos e tratamento médico.
"Concussões em jogos da NFL caíram 25% no ano passado, continuando uma tendência de queda dos últimos três anos", disse Jeff Miller, vice-presidente de saúde e segurança da NFL.
Trent Baalke, diretor do 49ers, também mostrou respeito à decisão do atleta. "Ao se conversar com o Chris, nota-se que ele pensou muito antes de tomar sua decisão. Ele sempre foi um profissional completo desde o primeiro dia conosco, e um membro muito respeitado de nosso time e comunidade", disse.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/online/jogador-de-24-anos-se-aposenta-por-medo-de-danos-cerebrais-1.1246573
Nenhum comentário:
Postar um comentário