Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

Desespero marca busca de parentes

Barcelona. Com semblante aflito e lágrimas nos olhos, parentes e amigos das vítimas do acidente com o avião A320, da companhia Germanwings, que caiu ontem quando fazia o trajeto entre Barcelona e Dusseldorf, chegavam ao aeroporto espanhol em uma busca desesperada por notícias.
"Estamos esperando alguma informação", dizia, muito chocado, Manuel, amigo de duas vítimas que não quis dar seu sobrenome. "Eram um colega da empresa e um diretor" que viajavam para a Alemanha para uma reunião, contou, quase sem palavras. 

O primeiro "estava prestes a se aposentar", lamentava outro amigo, em frente à sala preparada para receber os familiares e amigos. Ali, nove membros da Cruz Vermelha - psicólogos, assistentes sociais e socorristas - se esforçavam em acompanhar os atingidos pela tragédia.
"Nestas situações, as pessoas vivem momentos de incerteza; quando recebem a notícia, vivem momentos de luto, de trauma, que nós tentamos minimizar na medida do possível", explicava a porta-voz, Irene Peiró.
Enquanto isso, a polícia científica coletava amostras de DNA para permitir uma identificação rápida das vítimas.
Dezenas de pessoas foram ao aeroporto de El Prat após o anúncio do acidente do voo 4U9525, da companhia que é uma filial de baixo custo da alemã Lufthansa. O voo decolou de Barcelona às 09H55 locais (05H55 de Brasília) com destino a Dusseldorf com 150 pessoas a bordo. Várias delas se aproximavam procurando informação em um mostrador da Swissport, na qual três funcionárias atendiam em nome de várias companhias 'low cost', entre elas a alemã.
Três casais e quatro homens sozinhos, visivelmente emocionados, tentavam saber do acontecido em um acidente que não deixou sobreviventes.
Grito de dor
Pouco depois chegou uma senhora mais idosa, ao lado do companheiro e de uma mulher mais jovem, que não conseguiu conter um dilacerante grito de dor. Um a um eram acompanhados por policiais, à paisana e uniformizados, até a sala preparada para os familiares, mantidos longe dos jornalistas.
"A prioridade agora é atender os familiares das vítimas", disse o titular da pasta do Interior do governo catalão, Ramon Espadaler, assegurando ter colocado à disposição "hotéis para receberem atendimento psicológico".
Nenhum representante da companhia podia ser localizado no aeroporto. Só estavam presentes três funcionárias.
Cantores de ópera
Dois cantores de ópera estão entre as vítimas. O baixo-barítono, nascido no Cazaquistão, Oleg Bryjak e a contralto alemã Maria Radner voltavam da Espanha, onde tinham realizado a produção Siegfried, no Gran Teatre del Liceu, em Barcelona.
A equipe do teatro Deutsche Oper am Rhein -famosa casa de ópera da cidade- informou em sua página na internet que os membros do local sentiam profunda tristeza e preocupação ao saber do envolvimento do nome de Oleg Bryjak entre as vítimas.
A contralto estava acompanhada do marido e do bebê.
Brasileiro escapa
O brasileiro Rafael Rabello, que mora em Barcelona, desistiu na última hora de comprar uma passagem no voo 4U9525, da empresa Germanwings, que caiu no sul da França. Ele tinha uma reunião marcada para esta tarde na Alemanha, mas preferiu adiantar o encontro. Rabello desistiu do voo ao ver que o preço das passagens haviam subido.
"Essa era a única opção de voo, mas quando entrei de novo no site para comprar a passagem, o preço estava mais alto e eu também percebi que ficaria corrido chegar à reunião no horário. Então, decidi mudar a data (do voo)", informou o brasileiro.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/internacional/desespero-marca-busca-de-parentes-1.1252108

Nenhum comentário:

Postar um comentário