Quase um quarto dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas do Ceará estão no nível mais baixo da disciplina de português, conforme revelou os dados do Prova Brasil 2013, divulgados na última sexta-feira (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo aponta uma realidade semelhante nas escolas públicas de Fortaleza.
De acordo com a avaliação, 24,28% dos estudantes do 5º ano de Fortaleza fizeram menos que 150 pontos e, por isso, estão abaixo do nível 1, o pior de todos. Levando em conta o Estado, 24,14% não conseguiram atingir o primeiro nível.
Isso quer dizer que esses jovens não conseguem identificar o personagem principal de uma história ou o foco de uma matéria jornalística, por exemplo.
Em relação a matemática, os estudantes do 5º ano, tanto do Estado quanto da Capital, tiveram desempenho melhor. Dentre os dez níveis, o maior percentual de alunos está no nível 3, sendo o Município com 23,06% e o Estado com 19,93%.
O 9º ano também foi avaliado no Prova Brasil. Na proficiência em português, o Estado apresentou 22,16% abaixo do nível 1, 16,17% no nível 1, 20,3% no nível 2 e 18,68% no nível 3. Já o Município, nessa mesma série, tem 19,38% abaixo do nível 1, 15,65% no nível 1, 19,55% no nível 2 e 19,55% no nível 3.
Apesar dos números, no Nordeste, o Ceará foi o Estado com menos jovens do 5º ano de escola abaixo do menor nível. Enquanto 24,1% dos cearenses estão nesse nível, 49,5% dos estudantes de escolas estaduais do Maranhão estão nessa situação, o pior Estado do Brasil.
Positivo
Para o coordenador do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carlos Eduardo Araújo Almeida, a avaliação do Prova Brasil feita pelo órgão é positiva. "Não é o que desejamos, mas mostrou muitos avanços". Ele destacou que, agora, os números mostram que os alunos estão aprendendo mais as duas disciplinas avaliadas.
Almeida explicou que são realizados trabalhos pontuais, principalmente com os jovens do 5º ano. Entre as iniciativas, estão a formação específica dos professores, respeito à Lei de planejamento e jogos pedagógicos.
A assessoria da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) informou, em nota, que se pronunciará sobre o assunto quando o Inep tornar público o resultado geral do País.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/24-estao-no-nivel-mais-baixo-em-portugues-1.1172891

Nenhum comentário:
Postar um comentário