Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

17 cidades não alcançaram meta

Para garantir a homogeneidade da cobertura vacinal contra o sarampo, os municípios do Ceará devem iniciar, concluir ou refazer imediatamente o Monitoramento Rápido de Coberturas (MRC). Mesmo com a meta de imunização já cumprida no Estado, entre as crianças de seis meses a menores de 5 anos, é importante que as cidades tenham real controle da quantidade de vacinações aplicadas.

De acordo com a coordenação de imunização, cerca de 50% dos municípios cearenses não deram início ou não o fizeram da maneira correta ao controle mais rígido da campanha de vacinação contra o sarampo e 17 sequer alcançaram a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora estadual de imunização, Ana Vilma Leite Braga, explica que o MRC ajuda a ter uma noção mais aproximada da cobertura real. "O monitoramento rápido é uma recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), pois é a maneira de se obter os números mais próximos da realidade", elucida.
A convocação é realizada por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) aos municípios que ainda não realizaram o MRC ou não o fizeram corretamente.
Para avaliar e fiscalizar essa cobertura local, o Monitoramento Rápido de Cobertura deve ser efetivado de forma sistemática, com articulação entre as equipes de vigilância epidemiológica e imunizações, agentes comunitários de saúde e Programa Saúde da Família (PSF). A atividade só será bem realizada em uma força tarefa de todos esses profissionais envolvidos.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/17-cidades-nao-alcancaram-meta-1.1172000

Nenhum comentário:

Postar um comentário